Dados do governo estadual mostram que novas mortes e casos de Covid-19 estão caindo na capital, mas óbitos seguem crescendo no restante da Grande São Paulo. Cidades da região metropolitana vão flexibilizar quarentena a partir da próxima segunda, anunciou Doria nesta quarta.
A média de novas mortes e novos casos de Covid-19 registrados por dia está caindo na cidade de São Paulo. Dados do governo estadual mostram que os casos confirmados a cada dia estão em queda desde o dia 3 de junho. Já os óbitos contabilizados a cada 24h estão estáveis ou caindo desde 29 de maio.
A situação não é a mesma no restante da Grande São Paulo: juntos, os outros 38 municípios que compõem a região metropolitana seguem com tendência de aumento diário nos óbitos provocados pelo novo coronavírus. A média dos casos confirmados diariamente na região teve uma leve queda recente, a partir do dia 8 de junho, mas ainda não é possível observar se a queda é sustentada. Os dados foram atualizados até terça-feira (9).
Nesta quarta-feira (10) o governador João Doria anunciou que todas as sub-regiões da Grande São Paulo vão passar da fase vermelha para a fase laranja da quarentena a partir da próxima segunda (15). A capital já está nesta etapa do Plano São Paulo desde o dia 1º de junho. Na fase laranja, as prefeituras podem autorizar o funcionamento de concessionárias, imobiliárias, comércios, escritórios e shoppings.
Após a autorização do estado, cada cidade decide como será feita a flexibilização. A capital reabriu o comercio de rua nesta quarta e os shoppings reabriram hoje (11).
A queda nos índices da capital não elimina a possibilidade de um novo pico de casos e mortes na cidade. O dado utilizado na análise é a média móvel dos casos ou de mortes registrados por dia nos últimos 7 dias.
A média móvel dos últimos 7 dias é um indicador recomendado por especialistas porque minimiza os efeitos da variação nos registros que ocorre aos finais de semana, quando as notificações caem sistematicamente. Enquanto as barras dos gráficos acima mostram o valor registrado por dia, a linha que se sobrepõe às barras faz uma média diárias dos últimos 7 dias.
Fonte: G1