Vítima de injúria racial, moradora de Bauru (SP), chegou a receber ‘emojis’ de macaco após responder ofensas na internet. Polícia identificou um jovem de 21 anos, morador do Pernambuco, como o autor dos ataques.
A jovem de Bauru (SP) que denunciou os comentários racistas que recebeu nas redes sociais afirmou que ficou aliviada ao saber que a Polícia Civil identificou o autor das ofensas após um intenso trabalho de investigação.
Naiara Tamires dos Santos, de 24 anos, contou que foi alvo dos comentários durante uma discussão em uma página no Facebook voltada à valorização da autoestima e da cultura negra.
“Esse cara apareceu e começou a falar coisas ofensivas gratuitamente. Falou que o cabelo da moça era palha de aço, coisas muito pesadas mesmo. O que ele dirigiu a mim não foi o mais pesado, mas não tinha como ele ficar impune. Não dá pra falar o que você está pensando assim”, conta Naiara.
Segundo a polícia, foram enviados comentários como: “aquilo nem é cabelo, nem bombril, é apenas palha queimada”, “na foto eu só vi o cabelo, meu brilho do Xiaomi não foi suficiente para eu ver o resto” e “bando de Mussum do ***, me processa desgraças pretas”. (Veja acima)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/b/q/VR56RzRiAKgn1SMNpgQA/racismo1.jpg)
Ao responder uma das mensagens, Naiara chegou a receber ‘emojis’ de macaco e ela decidiu registrar um boletim de ocorrência. No entanto, ela explicou que não imaginava que a denúncia realmente fosse resultar em alguma punição para o autor.
“Abri o B.O, mas nem estava com tanta fé de que ia dar alguma coisa. Aí na segunda-feira (26) me ligaram falando que ele foi identificado e perguntando se eu queria dar continuidade ao processo”, lembra a moradora.
Investigação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Y/Y/qGIs3DSDOGMs6MxvfJAA/whatsapp-image-2020-10-28-at-10.24.05.jpeg)
De acordo com o delegado Eduardo Herrera, responsável pelo caso, o suspeito utilizava um perfil falso, mas foi possível identificá-lo através do trabalho de investigação e quebras judiciais.
O autor dos ataques foi identificado como sendo um jovem de 21 anos, morador de uma cidade no Pernambuco, e ele foi ouvido pela polícia na semana passada.
Segundo Herrera, ele confessou que escreveu os comentários, mas disse que era apenas uma brincadeira e que não imaginava que seria identificado. Agora, o rapaz vai ser investigado por crime de injúria racial, que tem pena de até 3 anos de prisão, além de indenizações às vítimas.
“Foi muito bom porque eu realmente não acreditava que pudesse dar certo. Quando me ligaram falando, eu fiquei imensamente feliz. A gente fala várias coisas das falhas da polícia, mas pelo menos isso é uma coisa louvável”, diz Naiara.
FONTE: G1













