O solstício de inverno no Hemisfério Sul, que marca o início do inverno, aconteceu à 00h32 do desta segunda-feira (21 de junho) e se estende até 16h21 de 22 de setembro, pelo horário de Brasília. A data e horário do início e fim das estações do ano é definida por cálculos astronômicos e não pela Meteorologia.
O fenômeno ENOS, abreviatura para El Niño – Oscilação Sul, importante modulador do regime de chuva sobre o Brasil, atualmente se encontra em neutralidade, de acordo com a agência norte-americana NOAA – Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Esse cenário deve permanecer até o início da próxima primavera. A fase neutra do ENOS não influencia o clima brasileiro.
Para a Sudeste do país, que inclui o Estado de São Paulo onde está localizado o município de Palmital e região, o inverno de 2021 tende a ser mais quente que a média normal de anos anteriores. Algumas massas de ar frio são esperadas ao longo da estação, derrubando a temperatura especialmente entre SP e o Sul de Minas.
São esperados dias de sol forte e temperatura alta para a época do ano intercalados com entradas de massas de ar polar. O frio não deve ser persistente e logo o sol volta a aparecer. É o período seco na maior parte da região e a chuva ainda deve ficar abaixo da média. O maior risco de geada é para agosto.
Fonte: Terra
Os mapas a seguir representam o resumo da previsão climática da Climatempo Meteorologia para o inverno de 2021 e pode ser diferente de outros institutos de meteorologia. Se você necessita de uma consultoria específica para a sua região, entre contato e faça um orçamento.





