As lojas de Palmital poderão manter o atendimento aos clientes por um período de 6 horas na sexta-feira (09/07), quando há o feriado em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932.
.
A medida está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada entre o Sindicato do Comercio Varejista (Sincomercio) e o Sindicado dos Empregados do Comércio de Assis e Região (Sincomerciários).
.
O acordo trabalhista especifica que o expediente deverá ser das 10 às 16 horas, com pagamento de uma diária extra para todos os trabalhadores. O valor para MEI, Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempresa (ME) é de R$ 42,00 por funcionário.
.
Já para os demais estabelecimentos, a gratificação é de R$ 134,00. Os empregadores também deverão conceder folga compensatória dentro do prazo de três meses pelo trabalho no feriado. Os supermercados devem funcionar das 8 às 13 horas.
.
COMEMORAÇÃO LEMBRA LUTA DE PAULISTAS PELA DEMOCRACIA
O feriado de 9 de julho representa a Data Magna do Estado de São Paulo. Ele lembra a Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento armado que resultou da revolta generalizada no Estado de São Paulo contra ditadura de Getúlio Vargas.
.
O presidente havia tomado o poder em 1930 com um golpe de Estado, derrubando Washington Luís e impedindo a posse de seu sucessor. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não foi um movimento separatista. Ele exigia a volta da democracia no país.
.
Vargas reduziu a autonomia dos Estados e indicava interventores militares para governá-los segundo seus interesses. Com o apoio de grupos econômicos e políticos locais, o levante paulista foi iniciado em 9 de julho e resultou no maior conflito militar do país no século 20.
.
A batalha terminou com a vitória das tropas federais sobre os paulistas e um saldo estimado de mil combatentes mortos. Apesar da derrota, algumas das reivindicações foram atendidas posteriormente, como a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.