Ações preventivas de saúde bucal são realizadas em escolas de Palmital
Compartilhe

Trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Saúde em escolas de educação infantil e ensino fundamental para ensinar cuidados básicos

 

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura está realizando um projeto cujo objetivo é garantir a saúde bucal das crianças de Palmital e prevenir doenças odontológicas. O trabalho é realizado pela equipe do programa de Saúde Bucal, que faz atendimento em unidades básicas e nos gabinetes odontológicos que funcionam em unidades da rede municipal de ensino. Além dos procedimentos clínicos, os profissionais desenvolvem atividades educativas junto às crianças da educação infantil e do ensino fundamental para ensinar cuidados básicos, valorizar a importância da dentição e a prevenção de doenças.

O trabalho preventivo desenvolvido por cirurgiões dentistas e auxiliares odontológicos passou a ser intensificado em creches e escolas de educação infantil e ensino fundamental. Na rede municipal, incluem visitas de avaliação da saúde bucal das crianças e orientações para as formas corretas de higiene e de prevenção de doenças. De acordo com a secretária de Saúde Daniele Andrade dos Santos, o trabalho é uma continuidade das atividades desenvolvidas nos consultórios e contribui para garantir a plena cobertura dos estudantes.

Segundo Daniele, o programa está sendo viabilizado pela equipe completa que está à disposição nas unidades básicas. “Após o concurso realizado no ano passado, contamos com um quadro completo de odontólogos e auxiliares de consultório. Assim, conseguimos incrementar as atividades educativas na rede municipal de ensino e pretendemos manter o trabalho até o final desta gestão”, enfatizou a secretária, que também é enfermeira do município.

A secretária de Saúde destacou também os benefícios do programa de saúde bucal com ações dentro das escolas de Palmital. “Nosso trabalho tem como objetivo incentivar o início precoce dos cuidados de saúde bucal, que devem começar na primeira infância. Isso incentiva os cuidados básicos e ressalta a importância da manutenção de uma boa condição odontológica. A inciativa também previne doenças bucais e outros transtornos relacionados com a falta do cuidado com a dentição, incluindo as endocardites, que são inflamações no coração causadas por bactérias que entram pelos dentes”, finalizou.

Compartilhe

Deixe uma resposta