Agronotícias 13/07/2019

CONECTIVIDADE. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento avançou com as discussões para ampliar o acesso à internet no campo. O Mapa consolidou a parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para definir as ações prioritárias que devem ser empreendidas para expandir a conectividade na área rural. 
 
PARCERIA. O Departamento de Inovação para a Agropecuária do MAPA estima que de 6% a 9% da agricultura brasileira tenha algum tipo de conectividade. Para ter um mapeamento mais exato sobre o gargalo de acesso à internet no país, o Ministério da Agricultura firmou uma parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Piracicaba) da Universidade de São Paulo (USP) para a elaboração de um estudo inédito. 
CAMPO. Os participantes decidiram elaborar um manifesto com os principais pontos que impedem o desenvolvimento de infraestrutura de comunicação no país. Entre as reivindicações colocadas na carta está a aprovação de projetos de lei que estão parados no Congresso Nacional e que, se aprovados, poderiam flexibilizar o uso de recursos de alguns fundos para investimento em infraestrutura de conectividade no campo.
MAIS COOPERATIVO. Para fortalecer o cooperativismo rural brasileiro, o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou o programa Brasil Mais Cooperativo. Além dessa iniciativa, foi assinada uma portaria que amplia o acesso das cooperativas à emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e uma proposta de decreto que cria o Selo Biocombustível Social. O objetivo é beneficiar cerca de 1,6 mil cooperativas em atividade no país. A ministra Tereza Cristina assinou as três medidas no fim da manhã e disse que é para “tirar da pobreza, da desinformação, da falta de tecnologia os pequenos proprietários rurais do Brasil”.

ARGENTINA. Pela primeira vez em 20 anos, a colheita de milho supera a de soja, noticiou o jornal argentino Clarin, o governo projetou que a produção de milho superará pela primeira vez em 20 anos a da soja, que marca uma nova era para a agricultura argentina. De acordo com a última atualização do relatório da Secretaria do Agronegócio, um recorde de 57 milhões de toneladas de cereais contra as 55,6 milhões de toneladas da oleaginosa esperado para a safra de 2018/19.
PARAGUAI. O portal paraguaio El Agro noticiou que, a carne bovina paraguaia comercializada no mercado mundial no final de junho foi de US $ 4.149 por tonelada, valorização de 6,03% em relação à última referência de maio que estava em US $ 3.913 por tonelada. No total, 20.897,89 toneladas foram exportadas em junho, cerca de 4.680,3 toneladas a mais do que em maio.
 
CAPITALISMO. Para debater os desafios do capitalismo, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) e o Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (Codemec), realizam, no próximo dia 15 de julho, o II Rio Money Forum. Estarão presentes ao encontro autoridades, economistas, representantes de instituições financeiras e especialistas do setor. A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) também participará do evento. A palestra de encerramento do fórum será proferida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
TRIGO. O plantio do trigo no Rio Grande do Sul tem avançado na semana passada, alcançando 88% da estimativa inicial, que é de 739,4 mil hectares. Deste total, 97% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, a cultura está em final de implantação na regional de Ijuí, que corresponde a 30% da área cultivada no Estado e engloba os Coredes Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, restando pequenas áreas a serem semeadas.
 
LIVRE-COMÉRCIO. O portal Agrolink noticiou que o presidente da Argentina, Maurício Macri, afirmou que os nossos vizinhos podem se unirem ao Brasil para fechar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos. O mandatário argentino, no entanto, não deu detalhes sobre o possível acordo. “No ano que vem, temos na agenda a Coreia e também estamos falando com o Brasil por um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos. Se abre para nós um mercado de 500 milhões de consumidores”, afirma Macri. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.