Agronotícias 25/05/2019

GREEN RIO 2019. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançará nesta semana o programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade. O objetivo do programa é promover a estruturação de sistemas produtivos baseados no uso sustentável de produtos da biodiversidade e do extrativismo.
O LANÇAMENTO. Ocorrerá durante o primeiro dia de programação do Green Rio 2019, a feira de negócios de empreendedores da área de produtos orgânicos e sustentáveis. A oitava edição do evento é realizada a partir de quinta-feira (23) à sábado (25) na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
VIETNÃ. Na terceira etapa da missão à Ásia, a ministra Tereza Cristina reuniu-se com o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuân Phúc. Na sede do governo vietnamita, em Hanói, os dois trataram da abertura de mercado para determinados produtos. Brasil quer vender melão e bovinos vivos para o Vietnã. E os vietnamitas desejam exportar camarão e peixes.
REAF. Aconteceu em Brasília, a 53ª Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) do Mercosul. Durante dois dias, a equipe da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura se reúne com representantes do governo e da sociedade civil para debater propostas e contribuições que o Brasil levará à 30ª Plenária Regional da Reaf, no próximo mês, na Argentina.
NORMAS. Foi publicada no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa, que estabelece os procedimentos para a importação de produtos de origem animal e vegetal para uso ou consumo durante a Copa América de 2019, que será realizada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho, com jogos em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.
INVESTIMENTOS. O secretário Gustavo Junqueira esteve em Nova York com o governador João Doria e outros Secretários de estado para buscar novos investimentos para SP. Com agenda variada, eles também buscaram atrair investimentos para o agronegócio e a abertura de mercados. Participaram de importantes fóruns e reuniões como com o Bank of America, BTG, Citibank e Safra.
GOVERNADOR. O Governador e o Secretário também visitaram a Whole Foods, uma rede de supermercados americana que é reconhecida pelo padrão de alta qualidade na venda de produtos orgânicos. O objetivo foi verificar e estudar o modelo e possíveis formas de incentivar a profissionalização dos produtores do estado de SP.
TRABALHADOR. O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente no dia 25 de maio e simboliza o homem do campo que sustenta o Brasil com alimentos, bioenergia, fibras e biocombustíveis, além de contribuir com 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. 
PÓS-CRISE. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), por meio de seu Instituto de Economia Agrícola (IEA), analisou o mercado de trabalho, em abril de 2019 – no Levantamento de Estatísticas de Salários Rurais, entre o ano de 2010 e 2019-, identificando as condições de vida do agricultor pós-crise de 2015 e em meio à retomada de empregos formais na área.
EMBRAPA. Inscrições abertas para a terceira edição do Painel Embrapa de Inovação & Negócios 2019, que acontece no dia 27 de junho, sob o tema “Hortaliças e Sustentabilidade”. A exemplo dos anos anteriores, o painel será apresentado no espaço da 26ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, no período de 26 a 28 de junho, em Holambra, São Paulo. 
ORGÂNICOS. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quer expandir ainda este ano a presença dos orgânicos nas unidades escolares do país, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente, o programa alcança 160 mil escolas de ensino fundamental e médio no Brasil e 41 milhões de estudantes. Desde 2009, o Programa estabelece o percentual mínimo de 30% para produtos da agricultura familiar nas aquisições das escolas municipais e estaduais do país.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.