Alberto Goldman, ex-governador de SP, morre aos 81 anos

O ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, de 81 anos, morreu por volta das 13h30 deste domingo (01/09). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do político. Ele estava internado desde o dia 19 de agosto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês após passar mal e se submeter a uma cirurgia no cérebro.

 

Segundo a assessoria de imprensa do político, ele foi ao hospital no dia 19 de agosto como parte do tratamento de um câncer neuroendócrino na região cervical. Goldman passou mal durante o exame e uma tomografia constatou sangramento no cérebro.

 

Goldman foi submetido a uma cirurgia no mesmo dia da internação, mas seu estado de saúde piorou e ele não resistiu. Ele deixa esposa e dois filhos do atual casamento com Deuzeni Trisoglio, além de outros três do casamento com a artista plástica Sara Goldman.

 

Adversário do atual governador João Doria, ele foi expulso do PSDB pelo diretório municipal do partido por infidelidade partidária, no ano passado. Durante as eleições em que Doria concorreu ao cargo no Palácio dos Bandeirantes, Goldman apoiou o candidato Paulo Skaf (MDB) ao governo do estado. A Executiva Nacional do PSDB anulou a expulsão.

 

O velório será realizado nesta segunda-feira (2), das 8h às 14h, na Assembleia Legislativa. O enterro está previsto para as 15h no Cemitério Israelita do Butantã.

 

TRAJETÓRIA

Alberto Goldman cursava engenharia, na Escola Politécina da USP, quando começou a se interessar pela política. Ele tinha 19 anos quando se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ele foi diretor do Centro Acadêmico da Poli e diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE).

 

Chegou a começar a fazer um curso de pós-gradução em Ciências Sociais na PUC, mas não terminou. Ele já estava trabalhando como engenheiro quando entrou para o MDB, que era o único partido da oposição durante o Regime Militar, que abrigava os militantes do PCB.

 

Goldman foi eleito deputado estadual duas vezes e presidiu a CPI sobre a invasão da PUC pela polícia em 1979. No mesmo ano, com o fim do bi-partidarismo foi para o PMBD (atual MDB), saindo em 1985 para o recém legalizado Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1987, ocupou a Secretaria Especial de Coordenação do governo Orestes Quércia. Dois anos depois, retornou ao PMDB. Goldman foi deputado federal por seis mandatos e ministro dos Transportes do governo Itamar Franco.

 

Em 1997 rompeu com Quércia e foi para o PSDB. Em 2010, ele era vice-governador de São Paulo e assumiu como governador quando José Serra (PSDB) deixou o cargo para disputar a Presidência.

 

REPERCUSSÃO

Após a morte de Goldman, autoridades divulgaram notas de pesares e homenagens. Veja abaixo:

 

Governador João Doria (PSDB-SP):

 

“O governador de São Paulo, João Doria, lamenta a perda para a família, para o estado e para o país, do ex-governador Alberto Goldman. O governador João Doria manifesta condolências à viúva, aos filhos, netos e amigos. O governador Joao Doria decidiu decretar luto oficial de três dias no Estado”, informa nota da assessoria de imprensa do governo do estado de São Paulo.

 

Prefeito Bruno Covas (PSDB):

 

“Lamentamos profundamente a morte do governador Alberto Goldman, que tanto fez pelo nosso estado e cidade. De deputado a ministro, tendo assumido o governo de São Paulo quando José Serra deixou o cargo para concorrer a presidência da República, Goldman foi um dos mais combativos políticos brasileiros, sempre defendendo as causas dos mais necessitados. Vai fazer falta à vida pública do país”, diz a nota da Prefeitura de São Paulo, em nome do prefeito.

 

Diretório estadual do PSDB-SP:

 

“É com pesar que o Diretório Estadual do PSDB-SP comunica o falecimento do ex-governador Alberto Goldman. Deputado estadual e federal, ministro e secretário de Estado, vice-governador e governador, foi também presidente do PSDB. Aos familiares e amigos nossos sentimentos”, informa Marco Vinholi, presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP.

 

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados Federais:

 

“Presto aqui minha homenagem ao amigo e colega na Câmara dos Deputados Alberto Goldman. Assumimos a liderança da oposição na mesma época, eu no PFL e ele à frente do PSDB, e construímos, no período, uma grande amizade”, postou Maia em seu Twitter.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.