O Santander, instituição financeira que assumiu o antigo Banco do Estado de São Paulo (Banespa) no início dos anos 2000, anunciou o encerramento de suas atividades em Palmital depois de 81 anos de atendimento à população.
O comunicado do fechamento da agência foi afixado na porta de entrada, na quarta-feira (12/02), informando que o atendimento será interrompido em 14 de março. Ainda não há esclarecimentos sobre o motivo da medida.
O comunicado emitido pelo Santander indica que os clientes poderão continuar a fazer operações pelo aplicativo e pelo site na internet e, que, a partir do fechamento da agência, clientes poderão ser atendidos por outras cidades, sendo a mais próxima Cândido Mota. A instituição informou ainda que beneficiários do INSS receberão comunicado da Previdência Social informando o novo local para recebimento.
![](https://jornaldacomarca.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fechamento-santander-4-site.jpg)
O Banespa – Banco do Estado de São Paulo, 31ª instituição financeira no Estado, começou a funcionar em 1944, quando Palmital ainda era uma cidade em seus primeiros estágios de desenvolvimento. O banco, que teve várias gerações de funcionários, foi importante no apoio a empresas e no custeio das atividades rurais que se iniciaram com a cultura cafeeira e chegaram até às lavouras de grãos, que atualmente dividem espaço com os canaviais.
A agência do Banespa ocupou imóveis na área central de Palmital, até se instalar há mais de 50 anos em amplo prédio em frente à praça da Matriz de São Sebastião, no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Manoel Leão Rego. Nas décadas de 70, 80 e 90, a agência foi uma das mais importantes da região devido ao depósito de recursos da indenização do governo do Estado aos herdeiros da Fazenda Palmital e à carteira de crédito rural, que movimentou grande volume de recursos em contratos de financiamento agrícola.
![](https://jornaldacomarca.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fechamento-santander-1-site-712x1024.jpg)
A agência de Palmital chegou a contar com 60 funcionários divididos em diversos setores, que formaram a chamada “Família Banespiana”, composta por profissionais de várias cidades.
Os banespianos fundaram o Clube Banespinha, que manteve rancho às margens do rio Paranapanema e, a partir da segunda metade da década de 1980, adquiriu uma área às margens da rodovia Nelson Leopodino, nas proximidades do trevo das Três Ilhas, para instalar um clube de campo e salão de festas.
A partir de 2000, a agência passou à bandeira Santander com a venda do banco estadual para a instituição financeira espanhola. Com o passar dos anos e o desenvolvimento cada vez maior dos serviços digitais, foi reduzido o quadro de funcionários e a prestação de serviços presenciais em Palmital. Com o fechamento anunciado da unidade, o banco encerrará em meados de março sua trajetória como instituição financeira que teve maior tempo de atividade no município.
A reportagem Jornal da Comarca enviou pedido de informações sobre o fechamento da agência ao setor de comunicação social do Santander, na manhã desta quinta-feira, mas não havia recebido retorno até às 14 horas, quando da conclusão deste texto. Também foi feita solicitação de posicionamento ao Sindicato dos Bancários de Assis e Região, que afirmou estar elaborando uma nota que será enviada à imprensa.