Após cinco meses com fortes dores de cabeça, homem descobre dois pauzinhos presos em seu cérebro

Os pauzinhos que estavam alojados no crânio do homem há cinco meses — Foto: Reprodução/Hospital da Amizade Vietnã-Cuba

O paciente, que também teve secreção constante e perda de líquidos, passou por procedimento cirúrgico e ainda está internado

28/11/2023 14h30  Atualizado há 20 horas

Há cinco meses sentindo fortes dores na cabeça, um homem no Vietnã descobriu a causa do sofrimento: um par de pauzinhos alojados no seu crânio.

Aos 35 anos, o paciente não identificado chegou ao Hospital da Amizade de Dong Hoi, em Cuba, no dia 25 deste mês (25/11) reclamando de fortes dores na cabeça, secreção constante e perda de líquidos, informou o Metro. Eram os paus presos no seu cérebro.7

Para descobrir o caso inusitado, os médicos realizaram tomografias computadorizadas que revelaram que o homem sofria de pneumoencéfalo hipertensivo — uma condição neurológica rara, mas potencialmente fatal, definida por um aumento perigoso da pressão intracraniana.

Então foi preciso um exame subsequente que revelou a fonte incomum dos sintomas do homem: um par de pauzinhos que teria penetrado em seu nariz e em seu cérebro. Nguyen Van Man, chefe do Departamento de Neurocirurgia, classificou o caso como “muito raro”.

O homem que inicialmente nem imaginava que isso poderia ter acontecido, se recordou de uma briga que se envolveu há cinco meses enquanto bebia. Na memória dele não há recordações detalhadas do conflito, mas conseguiu se recordar que alguém havia o esfaqueado no rosto com um objeto desconhecido.

O homem lembra de ter sido esfaqueado no rosto, mas não lembra com o que — Foto: Reprodução/Hospital da Amizade Vietnã-Cuba
O homem lembra de ter sido esfaqueado no rosto, mas não lembra com o que — Foto: Reprodução/Hospital da Amizade Vietnã-Cuba

Na época da briga, ele se apresentou a um hospital e os médicos não encontraram nenhuma anormalidade em seu nariz. Porém o paciente acredita que tenha sido daquela vez e o objeto desconhecido ficou alojado em seu crânio ao longo desses cinco meses.

Através de uma cirurgia endoscópica pelo nariz, os médicos conseguiram remover os pauzinhos. Eles usaram a microcirurgia para selar a fístula – uma conexão anormal entre a artéria e a veia no cérebro e no tecido da medula espinhal.

O paciente se encontra em quadro estável e ainda está internado aguardando a alta hospitalar.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 6 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.