Uma frente fria que avançou pelo Sul do Brasil provoca mudança no clima do Estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (26/06). O fenômeno, que rompe o bloqueio atmosférico que causou elevadas temperaturas entre o final do outono e o início do inverno, na quinta-feira da semana passada (20/06), deve provocar moderada queda de temperatura em Palmital, onde o Climatempo previa até a manhã de terça-feira (25/06) termômetros negativos e geada para o próximo final de semana.
Contudo, consulta feita ao Climatempo na manhã de quarta-feira (26/06) mostrou que o panorama mudou e, o que antes tinha a estimativa do tempo permanecer seco, apresenta a possibilidade de chuva que não incide sobre Palmital há um mês. A previsão atualizada do serviço meteorológico agora é de que a friagem venha em menor intensidade, acompanhada do aumento da umidade e da nebulosidade.
Conforme o Climatempo, a temperatura máxima desta quarta-feira (26/06) deve ser de 29° C, reduzindo a amplitude térmica verificada nos últimos dias, que chegou próxima a 20°C em alguns períodos de 24 horas. Conforme registro do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que tem uma estação automática nas proximidades do Distrito de Sussuí, a mínima da madrugada anterior foi de 12,9°C.
Para quinta-feira (27/06), o Climatempo estima que os termômetros fiquem entre 16°C e 28°C e haja aumento da nebulosidade nos próximos dias, com temperaturas que devem cair gradativamente até o final de semana. A meteorologia prevê mudança climática no domingo (30/06), quando uma frente fria deve chegar à região de Palmital e ocasionar chuvas estimadas em 10 milímetros.
A próxima semana, sob a influência da massa polar, deve começar fria e com tempo aberto, com poucas nuvens. Para segunda-feira (01/07), há previsão de termômetros entre 10°C e 19°C. Para terça-feira (02/07), há estimativa de 9°C e 26°C. A partir de quarta-feira (03/07), o clima volta a esquentar com temperaturas de 14°C a 29°C. A tendência, segundo o Climatempo, é que nos dias seguintes volte a fazer calor com marcas de até 31°C.