Assunto de campanha

“…o sistema é antiquado, confuso, mal gerenciado e praticamente abandonado.”

A interrupção do trânsito em uma das principais vias de acesso a Palmital, a Rua Sete de Setembro, adotada na tarde de segunda-feira devido à queda da fiação área que atravessa a via pública e que teria sido atingida por um caminhão, denuncia um sério e antigo problema que a cidade enfrenta: o excesso de cabos existentes e a desorganização e falta de manutenção adequada. Sob responsabilidade da empresa que detém a concessão para distribuição de energia elétrica em Palmital e na região, o sistema é antiquado, confuso, mal gerenciado e praticamente abandonado.

Mesmo explorando economicamente a infraestrutura existente, seja pela cobrança do consumo de energia ou pelo aluguel para compartilhamento com outras empresas de tecnologia que distribuem sinal de internet e telefonia ou de alarmes, a impressão que fica é que os serviços são precários, não muito disciplinados e pouco fiscalizados. É comum encontrar caixas de distribuição pertencentes a empresas que não operam mais e que continuam ancoradas em postes e na rede área, assim como equipamentos inativos da empresa de telefonia.

Nas principais esquinas da cidade percebe-se um grande volume de cabos, muitos sem proteção ou presilhas adequadas, formando as chamadas “barrigas” que fazem diminuir a distância da fiação com o solo, o que pode causar acidentes como o dessa semana, além de prejudicar muito o visual e a estética urbana da cidade. Outro defeito grave é a falta de planejamento na distribuição de fios, com vários casos de fiação secundária, que abastece consumidores, partindo de postes mais distantes que outros, o que cria o emaranhado de cabos e causa a poluição visual que compromete a aparência de residências e empresas públicas e privadas.

Por fim, a existência de postes antigos e baixos, sujos ou com suas estruturas comprometidas, cujas lâmpadas são instaladas muito acima da própria fiação, o que reduz a qualidade da iluminação no solo, são indicativos da falta de cuidado e de melhoria do sistema antiquado, alguns com mais de meio século de existência. E, como estamos em período eleitoral, este pode ser um tema de debate entre os candidatos, para que se comprometam a exigir da empresa responsável, a mesma que faz inúmeras exigências aos consumidores, o planejamento, a reavaliação, a manutenção e a substituição de postes e das fiações antigas por estruturas novas e mais adequadas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.