Atividades comemoram o Dia do Meio Ambiente em Palmital
Compartilhe

Programação incluiu plantio de árvores e atividades educativas em escolas e entidades; ações atenderam estudantes e produtores rurais que receberam informações para a preservação dos recursos naturais

 

A Prefeitura de Palmital realizou nesta semana atividades comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A programação incluiu o plantio de árvores e medidas educativas realizadas junto a estudantes e produtores rurais do município. A data foi instituída pela ONU em 1972 com o objetivo de alertar a população para a necessidade e a recuperação dos recursos naturais, incentivando o reaproveitamento de materiais, o combate à poluição, a utilização de fontes de energia renovável e a recuperação da fauna e da flora.

Na manhã de quarta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura fez o plantio de 50 mudas de ipê branco junto ao alambrado e na rotatória interna do pátio de entrada de Tereos. O evento, com parceria da Secretaria de Educação, teve participação de alunos do ensino fundamental da escola municipal Zezé Leão. O prefeito José Roberto Ronqui esteve presente, juntamente com diretores e colaboradores da multinacional. A ação marca o início de um projeto da empresa, que funciona às margens da Raposo Tavares, que prevê o plantio de 800 árvores no entorno das instalações industriais.

A manhã de quinta-feira foi marcada por uma reunião na unidade de negócios da Coopermota de Palmital, onde a Secretaria de Agricultura teve a parceria do Corpo de Bombeiros de Cândido Mota para a realização de palestra que teve a participação de agricultores, técnicos em agricultura e colaboradores da entidade. O evento teve a presença do prefeito e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Kirnew.

O prefeito abriu a palestra e que falou sobre a importância de levar informações que contribuam para a redução de incêndios e danos às florestas e lavouras de Palmital. Em seguida, o cabo Renato Chaves e o soldado Carlos Henrique Silva fizeram orientações sobre legislação, causas, consequências, combate e ações de prevenção à queima da vegetação na zona rural. Também orientaram como os produtores devem proceder em caso de incêndios nas propriedades.

A programação terá continuidade na próxima semana. Na terça-feira, a Secretaria de Agricultura realizará uma atividade com os alunos do projeto Tobias de Aguiar, que atende crianças e adolescentes na região do bairro São José. Eles serão levados até a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmital (Acipal), onde receberão instruções sobre coleta seletiva. As atividades deverão ser encerradas na próxima quarta-feira, quando equipe da Polícia Ambiental ministrará palestra na escola técnica Mário Antônio Verza, do Centro Paula Souza.

 

SANTA CASA – A Santa Casa de Misericórdia de Palmital, que desenvolve programa de ações externas na área ambiental, realizou atividade educativa na quarta-feira em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A funcionária administrativa Eliana Baptista e a enfermeira Wilmara Lourenço estiveram no Colégio Apogeu nos períodos da manhã e da tarde para ministrar palestras voltadas a orientar os alunos para o descarte correto de resíduos sólidos.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta