Áudio sobre vírus da cepa do Amazonas em Andirá com duas mortes por dia é falso, mas cidade enfrenta crise

Informação supostamente enviada a familiares de Palmital não condiz com declaração de funcionária do setor de saúde da cidade paranaense

Em tempos de crise sanitária devido à pandemia do Novo Coronavírus, além das notícias veiculadas pelos órgãos profissionais de imprensa, também as redes sociais e aplicativos de comunicação pela internet se transformam em fontes de informação repassada por preocupação ou até mesmo de má fé, em alguns casos.

Desde a manhã deste sábado, 20/02, um áudio feito por uma mulher, que teria sido enviado a familiares, pede para que sejam evitadas as visitas a Andirá, cidade paranaense vizinha a Palmital, e também contato com moradores daquele município, demonstrando preocupação.

O áudio que circula pelo aplicativo WhatsApp também afirma que a nova cepa do vírus que surgiu no Amazonas está circulando na cidade e que a média atual é de duas mortes por Covid diariamente, o que causou dúvidas naqueles que receberam a mensagem em seus celulares e que, mesmo assim, por precaução, estão replicando entre amigos e parentes.

O JC checou a informação junto a pessoas com contato direto com Andirá e recebeu informação, repassada por uma funcionária que atua na linha de frente da Covid na cidade paranaense, que a notícia veiculada pelo aplicativo não procede e pode ser considerada como exagero.

Segundo a funcionária da Secretaria da Saúde de Andirá, a cidade enfrentou um aumento de casos recentemente, com encaminhamentos diários de pacientes para a UTI e que chegou sim a registrar duas mortes em um dia, mas que foi um caso isolado. Segundo a mesma fonte, os casos de notificação começaram a reduzir nos últimos dias.

Mesmo confirmando que existe exagero ou informação sem confirmação no áudio, o conselho de evitar viagens e também contato com pessoas de outras cidades é válido para esse período de aumento de casos em todo o país e de surgimento de novas variantes do vírus que estão sendo identificadas como mais transmissíveis e até mais letais.

CIDADE TEVE TOQUE DE RECOLHER

Decreto municipal editado em 15 de janeiro pela prefeita de Andirá, Ione Habib, indica que a cidade enfrentou significativo aumento de casos e que, por isso, foi determinada a continuidade no Toque de Recolher, com inúmeras restrições e determinações (confira abaixo):

DECRETO Nº. 9.148 DE 15 DE JANEIRO DE 2021.

Súmula: Altera o Decreto Municipal nº 8.842, de 15 de abril de 2020, para determinar a CONTINUIDADE DO TOQUE DE RECOLHER na circunscrição do território do Município de Andirá, a partir das 23 horas de cada dia, em razão do aumento progressivo do número de casos de contaminação pelo COVID-19.

DECRETA: Art. 1º. Conforme deliberação do Comitê de Combate e Prevenção ao Coronavírus ocorrida em 15 de janeiro de 2021, mediante maioria de votos, em razão do avanço do número de casos de contaminação pelo COVID-19 e sobrecarga progressiva dos leitos hospitalares da região e do SUS em âmbito estadual, fica MANTIDO O TOQUE DE RECOLHER em todo o território do Município de Andirá, incluindo-se a Zona Urbana e a Zona Rural, e ESTABELECE NOVOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO, ACADEMIAS E OUTRAS ATIVIDADES.

Art. 2º. Em virtude da manutenção do Toque de Recolher, fica restrita a circulação de pessoas nos logradouros públicos e proibida a comercialização de bebidas alcoólicas no período compreendido entre às 23h:00min e às 05h:00min, por prazo indeterminado, até ulterior deliberação.

§ 1º A circulação de pessoas no período de vigência deste Decreto será permitida apenas para prestadores de serviços na área de Saúde e Farmacêutica, Segurança Pública, Defesa Civil, Conselho Tutelar, Autoridades Públicas, Assistência Social, Poder Judiciário, Ministério Público, Advocacia no exercício da atividade, delivery de alimentos e funcionários de empresas públicas ou privadas que estejam trabalhando no período noturno desde que estejam portando a identificação funcional.

§ 2º Fica autorizado o transporte particular de pacientes para unidades de saúde, aquisição de medicamentos ou veículos atrelados à prestação de serviços de relevante interesse público, tais como o transporte escolar.

§ 3º Fica autorizada a circulação de pessoas, no horário indicado acima, que estiverem em deslocamento de outras cidades para retorno ao Município de Andirá ou que estejam a caminho do trabalho em outros municípios, neste caso mediante comprovação. Art. 3º. Para efetivação da presente determinação, as seguintes situações ensejarão aplicação de multa às pessoas físicas e/ou jurídicas envolvidas: I – aglomeração de pessoas nas ruas, calçadas, praças e demais logradouros públicos no horário estabelecido neste Decreto (a critério do agente público fiscalizador, a partir de 03 ou mais pessoas em situação de interação – sendo conversas, risadas ou mera companhia); II – consumo de bebidas, alcoólicas ou não, ou uso de narguile em locais públicos no horário estabelecido neste Decreto, estando o indivíduo solitário ou acompanhado; III – estabelecimento comercial destinado direta ou indiretamente ao consumo de bebidas e/ou alimentos com a presença de clientes em seu interior no horário estipulado neste Decreto, com portas abertas ou fechadas; IV – estabelecimento comercial destinado direta ou indiretamente ao consumo de bebidas e/ou alimentos que coopere com a aglomeração de pessoas, vendendo bebidas, alimentos ou cigarros aos transeuntes defronte ao seu estabelecimento, no horário estabelecido neste Decreto; V – grupo de pessoas em circulação mediante automóvel para fins meramente recreativos (passeio ou algazarra), seja pela aglomeração interna no veículo ou pela associação de vários veículos com o mesmo intuito (passeios, carreatas e coisas do gênero);

VI – comercialização de bebidas alcoólicas nos períodos estabelecidos neste Decreto, independentemente de ser destinada ao consumo local ou para entrega a domicílio (delivery);

VII – utilização, por estabelecimento ou organizador de eventos particulares (festas), de som ambiente, DJ, som ao vivo, transmissão de lives, karaokê, dentre outras mídias sonoras ou em vídeo com a finalidade de atração ou distração do público presente;

VIII – proibida a locação de imóvel (casa de piscina, rancho, etc) com finalidade recreativa.

§1º Se a fiscalização observar a utilização de imóvel com piscina por mais de 06 pessoas, ainda que os frequentadores sejam integrantes da mesma família, caracterizando suposta recreação/festividade/distração/descanso, haverá multa ao proprietário, organizador e demais pessoas que estejam no local.

§2º Para a infração referente à locação de imóvel para finalidade recreativa (festas de qualquer gênero, churrasco, confraternização, etc), será levado em conta o dia da utilização do imóvel (período proibido) e não o dia do ato de contratação.

Art. 4º. Em razão do agravamento da Pandemia do COVID-19 no Município, a fim de evitar a expansão do número de casos e o crescimento dos casos graves da doença, fica DETERMINADA a restrição de horário de funcionamento das seguintes atividades, conforme Anexo I deste Decreto:

I- comércio em geral;

II- bares, lanchonetes, sorveterias, restaurantes, trailers;

III- ponto de conveniência de postos de combustível;

IV- supermercados, mercados, mercearias, quitandas, açougues e padarias;

V- academias de ginástica, musculação, dança, luta e esportes;

VI- áreas de clubes recreativos, exceto academia e lanchonete;

VII – quadras esportivas.

Art. 5º. Os clubes recreativos somente poderão permitir o ingresso de sócios e utilizadores nas áreas de academia de ginástica/musculação e lanchonetes. Art. 6º. Durante a vigência deste Decreto, as multas seguirão os procedimentos e valores estipulados no Anexo I da presente norma.

Art. 7º. Este Decreto entra em vigor no dia 16 de janeiro de 2021, revogado Decreto Municipal nº 9.100, de 1º de dezembro de 2020.

Veja o Decreto na íntegra neste link https://andira.pr.gov.br/instances/7/uploads/documents/16566_624854c0ec470672ea77715cacda58cd56ec2ebf.pdf ou acesse as fotos desta notícia

Fonte: Prefeitura Municipal de Andirá

JC ONLINE vai continuar buscando informações oficiais para atualizar essa matéria de interesse público e aproveita para alertar a população de Palmital e todos os leitores para a necessidade de cuidados extras, de uso de máscaras, distanciamento social, além de evitar viagens e, principalmente, qualquer forma de aglomeração.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.