Pelo menos dez pessoas armadas com facas realizaram um arrastão na manhã de ontem, na unidade das Casas Bahia situada na Rua Ernesto Kuhlmann, no Centro, em Campinas. Segundo a Polícia Militar, 39 aparelhos celulares foram roubados.
Os bandidos abordaram os funcionários da loja de departamentos por volta das 9h, quando eles abriam a unidade. Os equipamentos estavam presos a cabos de aço, mas mesmo assim foram arrancados dos mostruários pelos bandidos que, em seguida, fugiram a pé. De acordo com Gilliard Severino de Lima, atendente de 25 anos, que trabalha em um estabelecimento que vende bijuterias, localizado à frente da Casas Bahia, a ação foi rápida. “Os criminosos usavam blusas de frio e estavam encapuzados.
Eles invadiram, pegaram as coisas e saíram em cerca de dez minutos”, disse. Lima informou ainda que os colaboradores da loja foram encurralados para dentro do comércio, se assustaram e gritaram bastante, principalmente uma mulher que estava fumando na entrada, quando tudo aconteceu. Até o fechamento desta edição, ninguém foi preso. Em nota, a Casas Bahia informou que não houve feridos e que a unidade funcionou normalmente após o crime. A rede não confirmou o valor do prejuízo.
Quadrilha
Cinco pessoas foram presas no último dia 4, em Campinas, durante a Operação Off-line, deflagrada pela Polícia Civil. A ação foi realizada para coibir o crime de receptação de celulares. Na oportunidade, sete bancas foram fechadas. As vistorias foram feitas em lojas de vendas de aparelhos usados e camelôs em toda a cidade, em especial na região central, da Aparecidinha e de Viracopos.
Na ocasião, o delegado do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 2 (Deinter-2), José Henrique Ventura, afirmou que, “hoje, o número de aparelhos no mercado de vendas é muito grande e o furto e roubo também aumentaram muito.”
Na área da 1ª Delegacia Seccional, que abrange a região central, Taquaral, Sousas, Barão Geraldo e Vila Georgina, segundo o delegado seccional, José Roberto Daher, foram verificados mais de 350 celulares. Desse total, 31 aparelhos foram apreendidos, sendo que 18 eram produtos de ilícito e 13 não tinham nota fiscal. Duas pessoas foram detidas na região central e uma foi presa em flagrante.
Estatísticas somam 4.365 ocorrências
Em 4 de julho, 29 celulares são furtados ou roubados por dia em Campinas, segundo dados do portal Cidadão.SP, do Governo do Estado de Paulo.
A cidade registrou 4.365 ocorrências entre janeiro e maio de 2019. Foram 1.850 de furtos e 2.515 de roubos de aparelhos.
A maior parte dos registros (933) foi no 1º Distrito Policial (DP), localizado na região central da cidade. Já a menor incidência ocorreu na área do 12º DP, no distrito de Sousas (27). A região do 9º DP, na Vila Aeroporto, ocupa o 2º lugar nas incidências de furtos e roubos de aparelhos, seguido do 7º, em Barão Geraldo, e do 4º, no Taquaral, com 491.
Em igual período de 2018, a cidade registrou 4.286 roubos e furtos de celulares, cerca de 28 por dia. Um aumento real de 1,84% de um ano para o outro – total de 1.778 furtos e 2.508 roubos.