Boletim Epidemiológico aponta que Palmital continua com baixa transmissão de dengue

A atualização do Boletim Epidemiológico nesta semana mostra que Palmital continua em situação de relativa tranquilidade em relação à dengue. Os dados divulgados pelo Departamento de Saúde da Prefeitura mostram baixa transmissão da doença, mesmo diante de epidemias verificadas em diversos municípios próximos, com alto número de infectados e a ocorrência de mortes.

De acordo com o novo boletim divulgado na quarta-feira passada (20/03), Palmital teve 284 notificações de pacientes com sintomas de dengue desde o início do ano. Do total, 36 pacientes tiveram confirmação da infecção por meio de exames de sorologia realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. O levantamento aponta que foram descartadas 115 ocorrências e que havia ainda 18 pessoas aguardando pelos laudos laboratoriais.

A novidade é o aumento das notificações para doenças que também são transmitidas pelo Aedes aegypti. Conforme o boletim, houve cinco notificações para a febre chikungunya em pacientes que foram atendidos em unidades básicas. Dos registros iniciais, três casos foram descartados e dois permanecem em investigação aguardando o resultado de exames. Houve inda um caso descartado de zika vírus.

Mesmo com a baixa transmissão da dengue até o momento, a Prefeitura mantém intenso trabalho de prevenção que inclui visitas domiciliares para orientar a população e fazer o combate aos criadouros do Aedes aegypti. De acordo com o boletim, foram realizadas 10.424 ações de combate ao mosquito em imóveis da cidade, que encontraram 545 focos com larvas e removidos 5.579 recipientes que acumulam água.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.