Uma lei de autoria do deputado estadual Mauro Bragato, que entrou em vigor em março, quando foi sancionada pelo governador João Doria, criou a Ciclorrota Costa Oeste, para incentivar e regulamentar o ciclismo na região.
A medida tem como objetivo fomentar o esporte e o turismo em aproximadamente 100 municípios, incluindo os localizados nas regiões de Assis, Ourinhos, Marília, Presidente Prudente e Tupã.
A ciclorrota inclui Palmital, onde existe grande número de adeptos do esporte que diariamente utilizam as vias urbanas e rurais, as rodovias e o Anel Viário nos percursos de bicicleta.
A lei abrange todos os municípios da região de Assis, incluindo Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, além de Salto Grande e Ribeirão do Sul.

O projeto busca ainda promover e potencializar atividades relacionadas às formas transporte não motorizadas como instrumento de geração de emprego e renda, seja pela criação de eventos esportivos ou de empresas que atuem no comércio e na prestação de serviços ao setor.
Apesar das propostas, a lei não faz referência à infraestrutura a ser implantada nas rodovias ou vias urbanas e rurais da área da ciclorrota.
PALMITAL – Incentivador do esporte, do lazer e do turismo, o JC já apresentou, em diversas ocasiões, sugestão de criação em Palmital da Rota das Capelas, um percurso já praticado por ciclistas e que pode ser oficializado por meio de lei e com a identificação de trechos para o chamado “pedal coletivo”, com medidas de segurança e de apoio aos usuários.
Outra iniciativa seria a parceria com as secretarias de esporte e turismo do governo de São Paulo e com a Diocese de Assis e a Arquidiocese de Botucatu, para restauração das capelas rurais que podem servir a celebrações, eventos e também como pontos de apoio ao turismo na zona rural de Palmital.
Confira mais detalhes na versão impressa do JC
