Cadastro biométrico tem fila, confusão e eleitor detido por desacato em Marília

O penúltimo dia para o cadastro biométrico obrigatório em Marília, na quarta-feira (18/12), foi marcado por filas que deram duas voltas no quarteirão do cartório eleitoral e também por confusão. Segundo a Polícia Militar, um morador chegou a ser detido.

 

Ainda de acordo com a corporação, uma equipe foi acionada durante uma confusão entre os moradores após eles questionarem a falta do atendimento prioritário, para idosos e pessoas com deficiência, por exemplo.

 

No atendimento, um dos eleitores foi detido por desacato a funcionário público. Ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal em Marília, onde foi feito um boletim de averiguação de desacato a funcionário público e injúria. Após ser ouvido, o homem foi liberado.

 

De acordo com Karina Gomes, chefe do cartório da cidade, 1,3 mil senhas de atendimento foram distribuídas até às 10h. A capacidade de atendimento do cartório é de até 800 pessoas, mas as pessoas que receberam senhas serão atendidas.

 

Além da confusão por atendimento prioritário, como a fila dava duas voltas no quarteirão, houve quem tentou “furar” a fila, o que gerou mais briga. “Nós priorizamos a distribuição de senhas para organizar o atendimento. Como fizemos o levantamento e as pessoas que tem prioridade, com idosos, era de quase 50% então não teríamos como fazer duas filas. Dessa forma estaríamos prejudicando quem chegou de madrugada, por isso foi feita a distribuição de senhas, sendo 1,3 mil até às 10 horas”, explica Karina Gomes.

 

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Mais de 30 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico obrigatório em Marília e o prazo termina nesta quinta-feira (19/12) na cidade e em outros 41 municípios do Centro-Oeste Paulista. Os cartórios funcionam das 9h às 18h e não podem fazer hora extra. Os moradores dos municípios onde o cadastro é obrigatório deverão atualizar o título para obter a biometria, ferramenta que identifica o votante por meio de impressão digital. Somente com esta atualização será possível votar.

 

Para fazer o cadastro biométrico é necessário apresentar RG, título eleitoral (se tiver) e comprovante de endereço recente, dos últimos três meses. Quem não fizer o cadastramento obrigatório, terá o título de eleitor cancelado e restrições na vida civil, como não obter passaporte, tomar posse em concursos públicos, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas sem instituições de ensino.

 

CIDADES ONDE PRAZO TERMINA EM 19/12

Agudos

Arco-Íris

Assis

Avanhandava

Barra Bonita

Bastos

Bocaina

Borá

Boraceia

Borebi

Dois Córregos

Duartina

Echaporã

Espírito Santo do Turvo

Getulina

Guaiçara

Guaimbê

Herculândia

Iacanga

Iacri

Ibitinga

Ipaussu

Igaraçu do Tietê

Itapuí

Jaú

Lençóis Paulista

Lins

Lucianópolis

Lutécia

Macatuba

Marília

Mineiros do Tietê

Paraguaçu Paulista

Paulistânia

Pederneiras

Ourinhos

Sabino

Santa Cruz do Rio Pardo

São Pedro do Turvo

Tabatinga

Tupã

Ubirajara

 

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.