Camachinho confirma cronograma da usina regional do Civap de energia do lixo  

Prefeito de Ibirarema e presidente do Civap se reuniu na sede da entidade com diretores da empresa responsável pelo empreendimento  

A usina de aproveitamento de lixo para produção de energia elétrica, que está sendo construída no município de Palmital, viabilizada pelo Civap – Consórcio de Municípios do Vale do Paranapanema – com investimento de R$ 140 milhões, teve seu cronograma de obras confirmado pelo presidente da entidade, o prefeito de Ibirarema José Benedito Camacho, o Camachinho.  

Em reunião com diretores da empresa responsável pelas obras e operação da Usina de Geração de Energia com Resíduos Sólidos Urbanos – CTGE “Eng. Roberto Infiesta”, realizada no início do mês na sede do Civap, em Assis, Camachinho confirmou para outubro de 2024 o início de funcionamento do empreendimento que vai alterar radicalmente a situação do lixo na região do Médio Vale do Paranapanema ao atender dezenas de municípios.  

Segundo o presidente Camachinho, a primeira viagem de resíduos sólidos para a usina deverá acontecer dentro da previsão inicial, já que está em andamento a fabricação dos equipamentos e componentes que serão montados na área preparada às margens da rodovia Raposo Tavares, no município de Palmital, escolhido pela posição geográfica privilegiada. 

Na condição de presidente do Civap, responsável pelo lançamento desta obra histórica, me reuni com os diretores Luciano Infiesta e Renan Perlingeiro no final do meu mandato para confirmar a manutenção do cronograma que foi anunciado no lançamento” 

Camachinho:  Presidente do Civap e prefeito de Ibirarema  

A empresa responsável pela construção da usina é a concessionária Bal-Civap, formada em Parceria Pública Privada (PPP) entre o órgão regional e empresas, incluindo a Carbogás Energia. O canteiro de obras, cujos serviços de terraplanagem estão concluídos, fica na margem direita do sentido Oeste da rodovia Raposo Tavares (Palmital-Assis), na Água do Pary-Veado, próximo ao Posto Palmital. 

Os diretores da empresa responsável, o engenheiro Luciano Reis Infiesta e Renan de Abreu Perlingeiro, confirmaram a finalização da terraplanagem para a posterior instalação das edificações e estruturas.

CONHEÇA O EMPREENDIMENTO 

A planta de processamento e geração de energia terá 15 mil m², com capacidade de receber 300 toneladas de lixo/dia e gerar 144 MW/dia. A usina adota o processo de Gaseificação por Leito Fluidizado, tecnologia desenvolvida e patenteada pela Carbogás Energia. O sistema foi escolhido por ter menor custo de implantação, garantindo viabilidade econômica aos municípios do Civap e a redução de até 70% na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). 

A operação está prevista para ocorrer a partir de outubro de 2024, quando os caminhões com o lixo coletado nas cidades, que deverão obrigatoriamente adotar a coleta seletiva, farão a descarga na unidade de geração de energia. Os resíduos sólidos serão triturados, desidratados e enviados ao reator de leito fluidizado, de onde se extrai o gás que move o sistema de geração de eletricidade.  

O processo evita a formação de chorume em aterros e a contaminação do meio ambiente e a unidade também terá o plantio de árvores no seu entorno e fará o tratamento da água efluente do processamento do lixo orgânico e domiciliar. As cinzas geradas pela transformação dos resíduos sólidos em gás são inócuas ao meio ambiente e podem ser reaproveitadas para a produção de massa asfáltica e tijolos 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.