Caminhos para os ranchos de lazer são transformados em lixões rurais

Descaso para com a propriedade alheia e ausência de noção de cidadania motivam atitudes deploráveis

 

Indignação, perplexidade, desrespeito. Esses são alguns dos sentimentos experimentados por moradores e proprietários de áreas agrícolas nas regiões dos bairros Água do Barreirão e da Mexerica, que divisam com estradas de acesso aos inúmeros ranchos de lazer às margens do Rio Paranapanema. O motivo principal é o uso de canaviais e plantações de banana daquela região para “desova” de lixo oriundo dos condomínios e de espaços usados para lazer.

Com a chegada do verão e durante a temporada das festas de final de ano, quando se verifica significativo aumento das vias de acesso rurais compartilhadas entre agricultores, moradores da região e proprietários e usuários dos ranchos de veraneio, aumenta bastante o descarte irregular de lixo às margens das estradas, quase sempre despejado dentro das áreas de plantações com a finalidade de camuflar a atitude inconsequente e desrespeitosa.

Além de causar indignação pela falta de mínima consideração para com a propriedade alheia, a revolta dos agricultores se potencializa pela origem do lixo encontrado dentro das lavouras. Em sua quase totalidade, o material é oriundo dos condomínios muito bem estruturados com todos os dispositivos de conforto e lazer, incluindo sistemas de segurança, caseiros, internet e até acesso pavimentado, indicando tratar-se de pessoas de elevado poder aquisitivo e bem instruídas.

A denúncia grave e absolutamente verídica, comprovada pelas imagens apresentadas e também pela simples verificação na passagem pelas estradas de acesso, foi feita ao JC pelo filho de um morador da região, que reside em outro Estado, e por um agricultor que mora na cidade. O primeiro se disse perplexo com o que constatou no curto período de permanência na região, entre os dias de Natal e de Ano Novo. “Fiquei com vergonha da minha cidade e de certos moradores que ignoram o senso de cidadania”, desabafou o visitante. O segundo se confessou desanimado com o aumento do desrespeito à propriedade alheia e ao espaço público.

Em conversa com a família e com moradores da região, um denunciante soube que essa prática deplorável é permanente e aumenta muito no verão e nos feriados prolongados, obrigando os agricultores a fazer a limpeza nas margens das plantações para evitar dificuldades com a colheita mecanizada de grãos ou com a criação de ratos e cobras que são atraídos pelo lixo depositado clandestinamente. Segundo ele, não é possível identificar os veículos usados, pois o descarte é quase sempre feito à noite, quando os veranistas deixam as propriedades em direção à cidade.

 

 

FENÔMENO É RECORRENTE E SE REPRODUZ EM VÁRIOS LOCAIS

O descarte irregular de lixo é um fenômeno recorrente, uma prática crescente que se reproduz em várias regiões urbanas e rurais de Palmital. Em vez de dar destinação correta ao lixo produzido em residências, comércios ou nos ranchos de lazer, alguns simplesmente se livram do material depositando tudo nas margens de estradas, do Anel Viário Municipal e também nas saídas para bairros rurais. Em alguns locais onde existe mais descarte de lixo e entulho, foram instaladas lixeiras pela Prefeitura, mas que nem sempre são usadas, muitas vezes acabam danificadas por atos de vandalismo ou simplesmente são furtadas.

Muitos terrenos vagos, incluindo aqueles bem cuidados pelos proprietários, também servem para despejo de lixo por vizinhos que não esperam pelo serviço de coleta. Áreas públicas, como praças e espaços arborizados, também sofrem com a ação irresponsável e inconsequente da minoria que não se preocupa com os transtornos que causa aos vizinhos, aos bairros em que mora e à cidade onde vive.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.