01/07/2025 – Helena Rosa Albertini, aos 77 anos, viúva, deixa os filhos Regiane, Célia, Regina, Neiza, Tânia e Reginaldo. Sepultamento nesta terça-feira (01/07), às 17 horas, no Cemitério Municipal de Palmital.
Category:
Destaques
Família comunica falecimento de Ignez Parrilha Pirollo, que será sepultada em São Paulo
by Bruno
written by Bruno
A família da palmitalense Ignez Parrilha Pirollo enviou nota ao JC na manhã desta terça-feira (01/07) comunicando seu falecimento. O texto lembra seus laços familiares e informa que o velório e o sepultamento ocorrem na quarta-feira (02/07) em São Paulo.
Confira a nota:
“Hoje nos despedimos com o coração apertado da nossa querida tia Ignez Parrilha Pirollo, que partiu ontem, deixando saudade e lembranças eternas.
Irmã mais velha do João Parrilha, que nos deixou em dezembro de 2024, tia Ignez foi um exemplo de generosidade, força e amor pela família. Agora, se reúne no descanso eterno com seus entes queridos — seu pai Francisco e seu esposo Benedito Pirollo, que também já partiram.
Ficamos aqui com a dor da perda, mas também com a gratidão por termos convivido com uma mulher tão especial.
Que Deus a receba com carinho e console os corações de todos nós, especialmente de seus filhos e familiares mais próximos, a quem deixamos nosso abraço fraterno, nossas orações e toda a solidariedade nesse momento tão difícil.
Descanse em paz, tia Ignez. Sua luz permanecerá conosco para sempre.”

VÍDEO: Monitoramento de fauna da Entrevias flagra onça-parda na região de Marília
by Bruno
written by Bruno
Desde 2023, a Entrevias Concessionária de Rodovias passou a monitorar com câmeras suas passagens de fauna e, recentemente, uma delas registrou a passagem de uma onça-parda. O fato aconteceu numa área rural na região de Marília, em uma passagem construída e devidamente cercada para dar direcionamento aos animais.
A proteção à biodiversidade é um dos pilares da Entrevias. O programa para a proteção da vida selvagem inclui 44 passagens de fauna já instaladas e outras 30 em construção. Todas as estruturas foram projetadas e estudadas com o apoio dos técnicos da Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e pesquisadores do tema. O programa já permitiu à Entrevias reduzir em 60% a ocorrência de atropelamentos de animais nas rodovias entre 2017 (ano em que a empresa assumiu a concessão) e 2022.
Desde que o monitoramento começou a ser feito, mais de 1700 travessias de animais foram registradas até agora, incluindo espécies ameaçadas de extinção como jaguatiricas, lontras e onças-pardas, como este último registrado, demonstrando o impacto positivo dessas instalações.
“Esses registros sugerem que as nossas passagens de fauna estão cumprindo seu papel tanto na redução de acidentes com a fauna quanto para a conservação da biodiversidade. Essas passagens conectam áreas de vegetação, permitindo que as relações ecológicas se mantenham mesmo com a presença da rodovia”, afirma o Gerente de Meio Ambiente, Sustentabilidade, ESG, SGI e Riscos, Osnir Giacon.
Programa de Proteção à Fauna
Responsável por 570 quilômetros de rodovias, divididas nas regiões de Ribeirão Preto e Marília, as estruturas das passagens de fauna são adequadas para o uso por animais silvestres em geral, principalmente por mamíferos animais de grande porte como cachorro do mato, capivara, veados e onça, além de aves e répteis. Duas delas são específicas para anfíbios.
Integram ainda os investimentos da companhia na prevenção e mitigação de atropelamentos e incidentes envolvendo animais a implantação de cercas em 80 quilômetros ao redor das rodovias para a condução de fauna. A cerca ajuda a fazer o direcionamento dos animais para as passagens de fauna.
As estruturas subterrâneas permitem a travessia dos animais de um lado a outro da rodovia sem que circulem pela pista, evitando atropelamentos e risco de acidentes aos motoristas. E para um melhor monitoramento das espécies e da efetiva utilização desses locais, algumas passagens são monitoradas por câmeras.
A Entrevias tem boas práticas e diretrizes que reforçam os valores da companhia. A concessionária prioriza a segurança viária e a conscientização de usuários de rodovia. Realiza o recolhimento de animais domésticos e silvestres encontrados feridos às margens das rodovias. O motorista que presenciar algum animal na pista deve informar a concessionária (telefone 0800 3000 333) para que uma equipe vá até o local para retirá-lo. Vale lembrar que todas as rodovias sob concessão são monitoradas 24 horas e que o abandono de animais é crime.
Fonte: Lettera / Assessoria de Comunicação da Entrevias
Homem morre esfaqueado depois de discutir com mulher em Paraguaçu Paulista
by Bruno
written by Bruno
Na noite de segunda-feira (30/06), em Paraguaçu Paulista, um desentendimento entre um homem e uma mulher resultou na trágica morte de um homem identificado pela polícia como sendo Matheus Vieira, de 25 anos.
Equipes de emergência foram acionadas por volta das 19h25 para a rua Antônio Machado, onde encontraram Mateus já ferido por uma facada.
Apesar dos esforços para socorrê-lo e levá-lo ao Pronto Socorro, ele não resistiu ao ferimento e faleceu. A polícia está investigando as circunstâncias do ocorrido.
Informações preliminares indicam que uma segunda mulher teria desferido o golpe fatal, agindo em defesa da mulher que estaria envolvida em uma discussão inicial com a vítima.
A dinâmica exata dos fatos está sendo cuidadosamente apurada pelas autoridades para esclarecer todos os detalhes dessa ocorrência.
Fonte: Trassos Assessoria – Fotos Redes Sociais
Assocana avalia danos aos canaviais do Vale Paranapanema depois da ocorrência de geadas na semana passada
by Bruno
written by Bruno
A Assocana, entidade que congrega produtores de cana-de-açúcar na região de Assis, incluindo Palmital e os municípios da Comarca, inicia nos próximos dias um trabalho de campo para identificar os impactos da geada no Vale Paranapanema. Como os sintomas não aparecem imediatamente, é preciso aguardar entre 7 e 10 dias para uma avaliação mais precisa.
O que a geada pode causar na planta?
A intensidade dos danos depende do tempo em que a temperatura permaneceu baixa. As consequências vão desde queima de folhas até a morte de gemas apicais e laterais, o que compromete o desenvolvimento da planta. Regiões afetadas apresentam, inicialmente, aparência aquosa e, em seguida, são invadidas por fungos e bactérias.
Quando apenas a gema apical morre, a planta tende a brotar de gemas inferiores, criando o efeito conhecido como “envassouramento”.
Colher ou esperar? Decisão deve ser técnica
Não se deve cortar canaviais sem diagnóstico técnico. Os prejuízos podem ser maiores caso a colheita ocorra antes do tempo ideal. Canas de ano e aquelas colhidas na safra anterior a partir de agosto estão entre as mais preocupantes, por ainda não terem atingido a maturação adequada.
A colheita, nesse cenário, pode seguir dois caminhos:
1- Colheita total das áreas afetadas, exigindo grande esforço logístico;
2- Liberação gradual, conforme análise técnica, priorizando a cana mais madura e mais danificada.
Importante: a definição da logística de retirada é responsabilidade das usinas, conforme suas particularidades operacionais.
Reflexos imediatos da geada em 2025
– Perda de qualidade da matéria-prima.
– Redução da produtividade no fim da safra.- Falta de mudas de boa qualidade para o plantio.
– Necessidade de maior controle de ervas daninhas.
– Desequilíbrio no manejo de corte.
– Possível necessidade de rebaixamento de áreas.
– Adubação suplementar com nitrogênio em canas que perderam massa verde.
Impactos previstos para 2026
– Mudas pouco desenvolvidas na época de plantio.
– Matéria-prima imatura no início da próxima safra (abril a junho).
– Redução na produção de canaviais novos e soqueiras afetadas.
Frente fria anterior não causou danos
No final de maio (dias 29 e 30), uma frente fria também trouxe temperaturas muito baixas, mas sem danos significativos, segundo o Departamento Agrícola da Assocana.
Acompanhamento contínuo
A equipe técnica da Assocana segue monitorando os canaviais da região. Os produtores serão atualizados com novas informações conforme o andamento dos levantamentos.
(Com informações do Departamento Agrícola da Assocana e do Grupo IDEA)
Suspeito de aplicar ‘golpe do amor’ é preso; prejuízo de uma das vítimas passa de R$ 100 mil
by Bruno
written by Bruno
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na manhã de segunda-feira (30/06) em Bauru (SP) por uso de documento falso. Ele também era procurado pela Justiça e é investigado por aplicar ao menos 14 “golpes do amor”, também conhecido como “estelionato sentimental”.
Segundo a Polícia Civil, a ação realizada por equipes da 1ª DIG/DEIC teve apoio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade. O suspeito já havia feito outras vítimas nas cidades de São Paulo (SP), Carapicuíba (SP), Santo André (SP) e também em Bauru.
De acordo com a investigação, o homem se aproximava de mulheres com falsas promessas de relacionamento amoroso, ganhava a confiança delas e as convencia de realizar empréstimos, transferências e compras em seu benefício.
Em Bauru, uma das vítimas relatou um prejuízo superior a R$ 100 mil entre empréstimos, doações e transações feitas em nome do homem. Segundo a polícia, ele chegou a falsificar um contrato com promessa de herança futura, afirmando que usaria os bens herdados para ressarcir os valores gastos pela mulher.
Durante as buscas realizadas nesta segunda-feira, o suspeito apresentou o contrato falsificado aos policiais, motivo pelo qual foi preso em flagrante pelo crime de uso de documento particular falso.
Além disso, os policiais identificaram que havia contra ele um mandado de prisão em aberto referente a uma condenação de dois anos, que também foi cumprido. Segundo a Polícia Civil, ele está sendo investigado por 14 crimes semelhantes, todos envolvendo estelionato por meio de relacionamento afetivo.
O que é ‘Estelionato Sentimental’?
O estelionato sentimental é uma modalidade criminosa em que o autor se aproveita da confiança e dos sentimentos da vítima durante um relacionamento, com o objetivo de obter vantagens financeiras.
O golpista cria uma imagem de parceiro ideal e, ao longo do envolvimento, apresenta dificuldades que não existem, em sua maioria financeiras, para sensibilizar a vítima. A partir daí, consegue doações, empréstimos ou ganha coisas em seu nome, deixando prejuízos materiais e psicológicos às vítimas.
Fonte: g1
Correntinha que ladrão roubou e engoliu custa R$ 20 mil, diz vítima; acusado foi levado a hospital para expelir objeto
by Bruno
written by Bruno
“Ganhei a corrente do meu pai quando era adolescente. Ela tem valor sentimental para mim e, além disso, é um objeto valioso, que custou cerca de R$ 20 mil”.
A fala é de um homem de 30 anos, morador de Juiz de Fora, que teve o colar de ouro arrancado por um assaltante na Feira Hippie, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, no domingo (29/06), enquanto caminhava com os pais e a irmã. Na fuga, o criminoso engoliu o objeto.
“Na hora, só senti um empurrão muito forte e alguém puxando o cordão. Caí de frente e bati a cabeça na parede, mas não consegui me levantar porque o joelho e o dedão viraram”, contou a vítima, que preferiu não ser identificada na reportagem.
Ao presenciar a cena, a irmã dele, de 25 anos, correu atrás do bandido e viu uma viatura da Guarda Municipal que subia a avenida. Ela pediu ajuda aos agentes e passou as características do autor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/b/d/9sjE8LTwqeBO8jVt0z3w/whatsapp-image-2025-06-30-at-10.57.35.jpeg)
Correntinha roubada por assaltante em Belo Horizonte — Foto: Arquivo Pessoal
“Meu instinto foi correr até a viatura. Expliquei o que havia acontecido, e eles me pediram para entrar e seguir com eles. As características batiam com as de um homem que já estava sendo detido. Me levaram até ele, e confirmei. Dois rapazes que correram atrás também auxiliaram a segurá-lo com a polícia”, disse.
A vítima foi socorrida por uma ambulância e levada ao Hospital João XXIII, onde passou por exames de raio-x. Apesar dos ferimentos, conseguiu comparecer à prova do concurso da Polícia Federal — que era o motivo da viagem à capital mineira.
“Senti ansiedade, impotência e preocupação. Eu havia sofrido uma agressão, né?”, finalizou.
Assaltante engoliu a correntinha
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/9/kUUn6BRhmBLFpIpgJtEA/raio-x.jpg)
Raio-x mostra correntinha no estômago de ladrão que foi preso após furto — Foto: Divulgação/GCM-BH
Após ser preso, o bandido confessou aos policiais que havia engolido o colar. Ele foi encaminhado ao Hospital Odilon Behrens, onde recebeu atendimento médico e realizou exame de raio-x, que confirmou a presença do objeto no organismo. Veja na foto acima.
Agora, a vítima espera contato da Polícia Civil para conseguir recuperar o colar.
Como o objeto foi engolido, é necessário que o suspeito elimine o colar pelas fezes, e o dono deve ir pessoalmente à delegacia de Belo Horizonte para buscar-ló.
Conforme a Guarda Civil Municipal, o assaltante tem mais de dez passagens pela polícia e admitiu ter cortado a tornozeleira eletrônica que deveria usar.
Viagem foi um ‘susto’
De volta a Juiz de Fora, a vítima ainda precisa tomar um coquetel contra HPV, conforme orientação médica.
“Não sabem se o machucado no pescoço foi causado apenas pela corrente ou se houve contato com outro objeto, ou até com unha”, disse.
Apesar do susto, a família ressaltou o acolhimento recebido. “As autoridades foram muito competentes e solícitas. Os brigadistas foram muito atenciosos comigo e com minha mãe, que ficou ao meu lado enquanto corriam atrás do bandido. E os policiais, claro, foram rápidos e cuidadosos”.
Fonte: g1
Pedágios da Raposo Tavares, incluindo o de Palmital, ficam mais caros a partir desta terça-feira
by Bruno
written by Bruno
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), órgão vinculado à Secretaria de Parcerias e Investimentos, autorizou na semana passada o aumento anual das tarifas de pedágio em diversas rodovias, conforme deliberação publicada no Diário Oficial do Estado. A medida vale a partir da 0 hora desta terça-feira (01/07) para a Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), que opera praças em Palmital e outros municípios da região no trecho entre Bauru e Presidente Epitácio.
Para o Corredor Raposo Tavares, que inclui praças de Palmital e outras a oito unidades no trecho entre Bauru e Presidente Epitácio, a Artesp estabeleceu o porcentual de 5,31%, com base na variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre junho de 2024 e maio de 2025. Contudo, conforme clausulas de contratos de cada uma das concessionárias, os reajustes poderão variar de 5,16% a 10,71% dos valores atuais cobrados por algumas empresas que administram rodovias no Estado.
No Corredor Raposo Tavares o maior valor é o da praça de Presidente Bernardes, que passará dos R$ 13,00 para os R$ 13,70 para veículos de passeio ou eixo comercial – diferença de R$ 0,70. Assis tem o segundo maior valor do trecho administrado pela Cart e terá reajuste de R$ 12,10 para R$ 12,70 (mais R$ 0,60). Palmital terá o mesmo valor de reajusta, passando de R$ 11,60 para R$ 12,20 por passagem em cada sentido.
Na Raposo Tavares, a Cart também opera as praças de Rancharia (de R$ 9,90 para R$ 10,40 – mais R$ 0,50), de Regente Feijó (de R$ 9,90 para R$ 10,40 – mais R$ 0,50) e Caiuá (de R$ 9,80 para R$ 10,30 – mais R$ 0,50). Na rodovia João Batista Cabral Rennó, haverá aumentos em Piratininga (de R$ 9,70 para R$ 10,20 – mais R$ 0,50) e Santa Cruz do Rio Pardo (de R$ 9,40 para R$ 9,90 – mais R$ 0,50).
Há ainda o pedágio de Ourinhos, na rodovia Orlando Quagliato, onde a tarifa passará de R$ 9,80 para R$ 10,30 (mais R$ 0,50), com motos pagando a metade do valor (R$ 5,14 na nova tarifação). Haverá também aumento nos valores para veículos de duas rodas em Presidente Bernardes (R$ 6,85), Assis (R$ 6,35), Palmital (R$ 6,10), Rancharia (R$ 5,20), Regente Feijó (R$ 5,20), Caiuá (R$ 5,15), Piratininga (R$ 5,10) e Santa Cruz do Rio Pardo (R$ 4,95).

Prefeitura de Platina comemora o sucesso da Festa Junina, que lotou a praça da Matriz
by Bruno
written by Bruno
A Prefeitura de Platina comemora o sucesso da 24ª edição da Festa Junina realizada na noite de sábado (28/06). O evento lotou a praça da Matriz de Nossa Senhora do Carmo e marcou uma nova fase do evento proporcionada pela administração do prefeito Donizete Ferreira de Lima, caraterizada pela distribuição gratuita de grande quantidade de alimentos típicos e a qualidade de atrações musicais.
A festa foi organizada pela Prefeitura e viabilizada por meio de contribuições de parceiros e pelo trabalho de voluntários que atuaram para a preparação e distribuição alimentos e bebidas. O cardápio foi composto por pipoca, milho cozido, caldo de quenga, arroz doce, amendoim torrado e canjica e os doces de abóbora, batata e jaracatiá; houve ainda chocolate quente, vinho quente e quentão.
A Prefeitura também cuidou da decoração junina em toda a praça da Matriz, transformando o espaço em um grande “arraiá”. Os alimentos foram servidos em tendas distribuídas pela área pública, que ficou completamente tomada de moradores de Platina e visitantes de cidades da região. Após abertura com bênção do padre Airton Costa, a programação foi iniciada apresentações de dança de alunos da rede municipal e da Ampla.
Em seguida, houve uma cerimônia comandada pelo prefeito Donizete, acompanhado da primeira-dama Ângela e do vice Tchuca, além do presidente da Câmara Valdir Fragoso e de vereadores. Estiveram presentes os prefeitos Mário Rosa (Salto Grande), Flávio do Posto (Campos Novos Paulista), Ronaldo Gazeta (Echaporã), Antian Sasada (Paraguaçu Paulista), Cleber Menegucci (Lupércio), além de vices e legisladores da região. Também participaram representantes dos deputados estaduais Dani Alonso e dos federais Capitão Augusto e Luiz Carlos Mota.
De acordo com a administração municipal, foram servidas 4.800 espigas de milho cozido, 110 quilos de pipoca, 700 quilos de doces e 1,2 mil litros de caldo de quenga, arroz doce, canjica e bebidas típicas. A comemoração na praça da Matriz foi animada com show da dupla Peão Carreiro e Praiano, seguida de apresentação de Allan do Acordeom, que fizeram o público dançar até a madrugada de domingo (29/06).


































































































VÍDEO: Durante missa, garoto faz prece para que Palmeiras não ganhe mundial e cena viraliza na internet
by Bruno
written by Bruno
A mistura entre fé e futebol arrancou risadas na celebração de São Pedro no domingo (29/06) em Tupã.
Durante a tradicional missa em homenagem a São Pedro, um garotinho surpreendeu os fiéis ao fazer, durante momento dedicado a preces, um pedido pouco convencional nas intenções finais: “Que Deus abençoe todas as famílias… e que o Palmeiras não ganhe o Mundial.”
A fala espontânea arrancou risos da comunidade presente e até deixou o padre Luiz Henrique sem palavras.
O episódio viralizou nas redes sociais locais, especialmente porque o Palmeiras disputa neste momento o Mundial de Clubes nos Estados Unidos. No sábado (28/06), o time venceu o Botafogo por 1 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final.
Fonte: Portal Ocnet


