Cerea comemora 45 anos de atividades em Palmital

O Centro de Recuperação do Alcoólatra (Cerea) realizou na noite do último sábado (30/09) uma reunião festiva para comemorar seus 45 anos de trabalho em Palmital. O evento, que reuniu cereanos e convidados, celebrou a missão da entidade em prestar importante auxílio a famílias da cidade, com ações de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade que buscam apoio para superar a dependência do álcool.

A sessão especial, que foi comandada pelo presidente Jurandir Bento, contou com a presença de convidados, como os familiares do fundador Milton Corazina e o vereador Homero Marques Filho, o Homerinho. Também estiveram presentes ex-membros da direção da instituição e os presidentes dos Cereas de Bandeirantes (PR), de Rancharia, de Cândido Mota e Assis. Foram realizados discursos e depoimentos.

Cereanos e convidados participaram de confraternização durante comemoração dos 45 anos de antidade

Depois da reunião de celebração do trabalho realizado pelo Cerea em Palmital, houve confraternização entre os presentes. A entidade realiza reuniões todas as quintas-feiras em sua sede da entidade, localizada no cruzamento das ruas Marechal Rondon e Olegário Pinheiro Machado, possibilitando o atendimento gratuito a pessoas que buscam auxílio para vencer a dependência do álcool.

HISTÓRIA – O Cerea foi criado em 28 de setembro de 1978 pelo cirurgião-dentista Milton Corazina e já atendeu centenas de famílias em quatro décadas e meia de atividades em Palmital. Nos anos 80, a entidade adquiriu sua sede própria nas proximidades do Centro de Saúde. Em 1981, por meio de lei proposta pelo vereador Miguel Bueno Vidal, a Câmara Municipal declarou a entidade de “utilidade pública”, possibilitando que ela pudesse receber subvenções do Poder Público.

A Galeria dos Presidentes do Cerea de Palmital

A entidade também foi declarada como de “utilidade pública” no território paulista em 2005, por meio de proposta pelo deputado estadual Valdomiro Lopes. A lei, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, foi promulgada pelo então governador Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente da República. O objetivo é garantir assistência moral, social, reeducação mental e psicoterapêutica, objetivando a cura e a readaptação do alcoólatra à sociedade.

Em 2019, antes da pandemia, a entidade realizou melhorias e adequações em sua sede, incluindo reparos na alvenaria, pintura completa das instalações e a substituição do madeiramento e das telhas da cobertura, além da construção de uma garagem coberta para abrigar o veículo da entidade. O Cerea também instalou aparelhos de ar-condicionado no salão, fez a recuperação do calçamento e a colocação de grades nas janelas.

O trabalho de reforma da sede da entidade recebeu investimento de aproximadamente R$ 45 mil. Cerca de 80% dos sustos do projeto, informados na época pela direção, foram cobertos com doações de pessoas da comunidade, comerciantes e empresas. Devido a sua relevância social, o Cerea conta ainda com subvenção anual repassada pela Prefeitura de Palmital, que auxilia na manutenção do trabalho de atendimento aos cereanos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 3 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.