Comarca tem 4,6 mil eleitores com os títulos cancelados por falta da biometria

A Justiça Eleitoral encerrou na quinta-feira da semana passada (31/10) a revisão do eleitorado na Comarca. Dos 29.032 eleitores inscritos em Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, houve o comparecimento de 24.430 para a atualização dos cadastros e a coleta dos dados biométricos, totalizando cobertura de 81,16%. Os 4.602 que não compareceram ao Cartório Eleitoral terão os títulos cancelados e, para não sofrer restrições, deverão de fazer a regularização da situação.

 

Segundo a última atualização do sistema de biometria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgada na terça-feira (05/11), Ibirarema teve o maior porcentual de biometria na Comarca, com 87,25% (cadastrou 4.467 de 5.120 eleitores), faltando 653 pessoas. Campos Novos fez a atualização dos dados de 3.269 dos 3.810 eleitores (restaram 541), totalizando 85,80%. Platina apareceu na terceira posição, com 85,75%, e fez 2.377 atendimentos entre o eleitorado de 2.772 pessoas (faltaram 395).

 

Palmital fez o cadastro biométrico de 14.317 dos 17.330 eleitores inscritos, com uma cobertura de 82,61%. O resultado mostra que 3.013 pessoas deixaram de comparecer ao recadastramento, que foi iniciado em fevereiro e teve a duração de oito meses, inclusive com a realização de plantões aos finais de semana e a implementação de um horário estendido de atendimento no Cartório Eleitoral, localizado no edifício do Fórum da Comarca.

 

O sistema de acompanhamento da biometria do TSE aponta que a situação de Palmital, Ibirarema, Campos Novos e Platina está em estatus “ordinário”, significando que os dados ainda estão sendo processados para que haja a mudança para a classificação de “revisado”. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Alberto Guedes, os cadastros biométricos continuaram sendo feitos após o encerramento do prazo de revisão. “Quem vier, terá a biometria coletada, mas os dados não serão processados até o efetivo cancelamento do título”, informou.

 

Guedes disse ainda que não sabe quanto tempo levará para que os títulos sem biometria sejam cancelados efetivamente pelo sistema do TSE. O chefe do Cartório Eleitoral explicou que o processo pode levar algum tempo. “As pessoas que fizeram a biometria depois do prazo e tiverem o título cancelado deverão aguardar de dois dias a uma semana para que a situação volte ao normal, garantindo a regularização do cadastro na Justiça Eleitoral”, informou.

 

O chefe do cartório destacou que, durante o período em que o título estiver cancelado, os eleitores poderão sofrer restrições para a realização de alguns procedimentos, pois o sistema eleitoral é interligado com o da Receita Federal, implicando no bloqueio do CPF do eleitor. Guedes afirmou ainda que as pessoas devem procurar regularizar a situação o mais rápido possível, para evitar restrições civis impostas pela lei. Ele informou ainda que sistema de cadastro para a próxima eleição municipal fechará no início de maio de 2020.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.