Companhias iniciam no Dia de Natal as jornadas para a Festa de Santos Reis

As companhias de Santos Reis das Anhumas, Faceiros e Três Ilhas são instituições importantes para a manutenção da tradição folclórico-religiosa de Palmital. Os grupos deverão iniciar no Dia de Natal, nesta quarta-feira (25/12), as jornadas de preparação para a 68ª edição da Festa de Santos Reis.

A tradicional Festa de Santos Reis de Palmital, que atrai grande número de visitantes a cada edição, já tem data definida. O evento será realizado no dia 11 de janeiro de 2025, na Estância de Santos Reis, localizada no bairro rural da Água Nova. O evento é realizado por meio da Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital (AMTRAC-PSP) com o apoio da Prefeitura e voluntários e parceiros.

A celebração, que terá como festeiros Marcela e Luis Henrique Pinto em 2025, será realizada no recinto próprio que está sendo preparado para receber devotos e visitantes de Palmital e da região. Na terça-feira da semana passada (17/12), o prefeito Luis Gustavo se encontrou com o organizador e representante da Amtrac, Eduardo Tirolli, e das três companhias, para tratar dos preparativos e fazer a entrega das camisetas oficiais para os membros das companhias.

Luis Gustavo reafirmou o compromisso da Prefeitura em apoiar o evento, considerado um dos maiores do gênero no Brasil e importante atrativo de turismo e de cultura do município. “Essa festa é construída com a força da nossa comunidade, e é um orgulho poder contribuir para manter viva essa tradição que tanto enriquece Palmital”, afirmou. A Prefeitura também apoiará a organização na instalação da estrutura da festa e em melhorias na vicinal de acesso à Estância Santos Reis.

MISSA DO ENVIO

Membros das três companhias de Santos Reis, com suas respectivas bandeiras, participaram no último sábado (21/12) da Missa do Envio na igreja Matriz de São Sebastião. A celebração, presidida pelo padre Marcelo Barreto, também contou com a presença dos festeiros Marcela e Luis Henrique. No Dia de Natal, seguindo programações previamente estabelecidas, os grupos partirão para as jornadas de visitas a residências, propriedades rurais, empresas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, até o dia 6 de janeiro.

A companhias, compostas por músicos, cantores e foliões, farão cânticos e rituais que representam a adoração dos Três Reis magos ao Menino Jesus e pedirão bênçãos aos fiéis que receberem as bandeiras. Durante a peregrinação, os grupos também fazem a arrecadação de doções destinadas à organização da festa e dos alimentos usados na preparação do banquete de Santos Reis.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.