Enquanto boa parte do interior do estado de São Paulo arde em chamas por causa dos focos de incêndio recordes para esta época do ano, a capital paulista terá queda brusca de temperatura no domingo (25/08), o que levou a Defesa Civil a decretar alerta já a partir desta próxima madrugada. Em outras regiões do estado a temperatura também despenca, com muito frio, chegando a até 2°C.
Na cidade de São Paulo, a queda na temperatura já é esperada para as próximas horas. No domingo, a mínima será de 10°C e a máxima não deverá passar dos 14°C.
Segundo a equipe de meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o ar gelado de origem polar derruba as temperaturas até a quinta-feira (29/8).
Diante do frio intenso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo anunciou a abertura do Abrigo Solidário para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. “A partir deste sábado (24/8), o abrigo será montado na Estação Pedro 2º do Metrô, no centro de São Paulo. O local, preparado em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a Defesa Civil, contará com uma estrutura completa para acolher até 100 pessoas por noite”, diz, em nota.
Segundo a Defesa Civil, pets dos abrigados também serão acolhidos, “recebendo água e ração”.
A Defesa Civil Estadual também divulgou nota alertando para as baixas temperaturas nas próximas horas nas demais regiões do estado, orientando os municípios a ofertarem abrigos a pessoas em situação de rua. Na região da Serra da Mantiqueira, a mínima chegará a 2°C.
Fonte: Metrópoles