Deputados estaduais tomam posse na Alesp; região é representada por Bragato, Camarinha, Ricardo Madalena e Dani Alonso

Os 94 deputados estaduais eleitos em São Paulo nas eleições de 2022 tomaram posse na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na tarde de quarta-feira (15). A cerimônia para a posse da 20ª legislatura da Casa contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A maior bancada desta nova legislatura ficará com o PL, que elegeu 19 deputados. Com um deputado a menos (18), o PT vem em segundo, e a terceira maior bancada é do PSDB (9 eleitos). Os outros 48 deputados eleitos estão divididos em 14 partidos. Das 94 cadeiras, 76 serão ocupadas por brancos e 18, por negros. No quesito gênero, são 25 mulheres, seis a mais do que em 2018.

Os políticos ouviam seu nome no Plenário Juscelino Kubitschek e diziam “assim, eu prometo”, como forma de assegurar que cumprirão a Constituição durante os seus mandatos. Cada deputado foi ao microfone em frente aos pares e ao público. Eduardo Suplicy (PT) e Lecy Brandão (PCdoB) foram os mais aplaudidos.

Alguns dos deputados relembraram as bandeiras que defendem durante suas falas na cerimônia de posse. Entre as citações estão a defesa do povo preto, Deus, pátria, “minha família”, Jesus, a valorização dos policiais civis, o povo da periferia e a Sabesp pública.

Em sua fala, Tarcísio afirmou que o governo de São Paulo tem desafios na questão social (quando citou as pessoas em situação de rua ou área de risco, cirurgias eletivas no SUS e educação de qualidade), e desafios no campo econômico (recuperação da competitividade, industrialização e economia verde).

Após a posse, houve a escolha da Mesa Diretora da Alesp. Eleito com 89 votos, o deputado André do Prado foi eleito presidente. O comando da casa também tem o 1º secretário Teonilio Barba (PT) e, o 2º, deputado Rogério Nogueira (PSDB).

A região de Palmital elegeu quatro estaduais nas eleições de 2022. Mauro Bragato, de Presidente Prudente, foi empossado para seu 11º mandato na Alesp. Ricardo Madalena, de Santa Cruz do Rio Pardo, e os marilienses Vinicius Camarinha e Dani Alonso, também passaram a exercer cargos no Legislativo de São Paulo.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.