A Usina Enersugar encerrou na última quinta-feira (14/03) a 4ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) que fez reflexão sobre sua própria atuação para garantir a integridade física, psíquica e social de seus colaboradores. Com o tema “1135 Dias sem Acidente com Afastamento. E Agora? Vamos fazer o mesmo, mas melhor”, a empresa envolveu trabalhadores de todos os setores em atividades com o propósito de reforçar o trabalho preventivo e manter os alicerces dos programas de sucesso desenvolvidos nos últimos anos.
A programação de três dias foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), presidida pelo supervisor de produção Juliano Fadoni, com apoio da equipe de Segurança do Trabalho. As atividades da Sipat, além dos colaboradores de todos os setores, tiveram a participação do diretor-industrial Antônio Carlos Viesser e dos gerentes administrativo, Marcelo Avanzi, e agrícola, Valter Sticanella, além de várias outras lideranças da empresa.
O tema da Sipat fez referência aos desafios da Enersugar, que completou recentemente três anos sem acidente com afastamento, de manter o trabalho voltado à segurança e estabelecer metas para que os bons índices de prevenção sejam ampliados. As atividades, realizadas no galpão da fábrica de açúcar, foram iniciadas na terça-feira (12/03) com a palestra “Ergonomia no Ambiente de Trabalho”, ministrada pelo fisioterapeuta Bruno Leite. De forma didática, o profissional destacou a importância da ergonomia para o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Fisioterapeuta Bruno Leite falou sobre ergonomia no trabalho
Na quarta-feira (13/03), o tema foi “Assédio Moral e Sexual” apresentado pela advogada Ana Camila Freire, que exemplificou condutas que podem ou não ser consideradas como assédio e orientou para que os funcionários possam identificar e buscar ajuda em casos de violações à dignidade moral e sexual no ambiente de trabalho. A programação da Sipat foi encerrada na quinta-feira (14/03) com o tema “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, ministrado pelo assistente social, terapeuta e coach Juliano de Oliveira.
Advogada Ana Camila Freire fez palestra para orientar colaboradores da usina
Juliano falou sobre fatores que devem servir de alerta para que os colaboradores possam constatar seus próprios problemas ou mesmo identificar se colegas necessitam de ajuda por dificuldades em lidar com situações psíquicas e emocionais atípicas. A psicóloga Mayara Egídio, que dirige o RH da Enersugar, aproveitou a oportunidade para lembrar das ações desenvolvidas pelo bem da saúde mental dos profissionais e de manutenção de um ambiente de trabalho saudável na usina.
Juliano de Oliveira abordou a saúde mental e qualidade de vida
A direção da Enersugar comemorou o sucesso da Sipat, reforçando a ideia de que saúde, bem-estar e segurança são princípios fundamentais da filosofia de trabalho da empresa. Durante os três dias da Sipat, que serve como preparação para a Safra de 2024, a empresa fez importantes orientações aos colaboradores e tratou de temas de extrema relevância para a qualidade no ambiente de trabalho. Durante a programação, houve ainda o sorteio de prêmios entre os funcionários participantes.
Enersugar sorteou prêmios entre os participantes do evento