Uma estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual Avelino Antônio, no bairro Fazendinha, em Curitiba, de apenas 14 anos, morreu na manhã de segunda-feira (01/07), por conta de uma taquicardia súbita. A jovem, segundo a direção da escola, já passava por afastamento temporário das aulas por recomendação médica, devido a problemas cardíacos e, nesta manhã, ao retornar às aulas, apresentou mau súbito e desmaiou ainda na entrada da escola.
A equipe pedagógica do colégio teria acionado imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento. Ela foi conduzida à unidade hospitalar mas não resistiu.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) lamentou profundamente o ocorrido e prestou solidariedade aos familiares e amigos da estudante neste momento de dor. O Colégio Estadual Avelino Antônio também emitiu nota lamentando a morte.
O velório acontece na Capela Municipal Água Verde. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal Água Verde na manhã de terça-feira (02/07).
Doenças cardiovasculares
De acordo com os dados do relatório “Carga global de doenças e fatores de risco cardiovasculares” mais recente, publicado em dezembro de 2023 no Journal of the American College of Cardiology, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil.
Um conjunto de 18 doenças cardiovasculares tirou a vida de aproximadamente 400 mil brasileiros em 2022, segundo o relatório, quase o equivalente ao total de mortos no pior ano da pandemia do novo coronavírus.
Fonte: Banda B