Filho desabafa sobre estado de Vanusa: ‘Ver ela definhar não é fácil’

A cantora Vanusa, de 72 anos, segue internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores em Santos, no litoral de São Paulo, onde deu entrada com problemas respiratórios na segunda-feira (07/09).

Ao G1, na quinta-feira (10/09), o filho da cantora e produtor Rafael Vannucci afirmou que a mãe está com pneumonia. O quadro de saúde dela é estável e está evoluindo. Segundo ele, Vanusa está lúcida, mas não tem previsão de alta e continuará internada pois precisa tomar antibióticos por via subcutânea.

Rafael explicou que Vanusa estava internada em uma clínica em Santos. Com a pandemia do novo coronavírus, a cantora passou a morar com a filha Amanda.

“Minha mãe está com um quadro de pneumonia, um quadro estável, não está respirando com auxílio de oxigênio, está evoluindo gradativamente, falando, está lúcida. Ontem mesmo brigou comigo pelo telefone. Está estável, está tomando antibióticos, não consegue tomar antibióticos via boca, por isso está sendo mantida internada. Está tendo muito cuidado também com o quadro de demência, por conta da idade e, por conta de tudo isso, ela está hospitalizada e tomando medicação intravenosa para curar esse princípio de pneumonia”, disse ele.

Após boatos, o filho quis explicar que a mãe apresenta ferimentos pelo corpo e também sofre com problemas nos dentes.

“Ela já bateu o braço e, por ser frágil, ficou roxo. Ela tem uma escara no tornozelo e essa escara tem 1,5 centímetros. Minha mãe é tratada com pomada específica para tratamento de idosos, isso acontece. Não é anormal. Minha mãe sofre com os dentes há 15 anos. A gente muitas vezes tentou fazer um tratamento. Os médicos hoje não autorizam fazer o tratamento pela debilidade dela, ela não pode arrancar os dentes que sobram e colocar uma prótese”, disse ele.

Rafael falou sobre o estado mental da mãe. Segundo ele, a cantora sofre de demência e a família já tentou manter enfermeiros em casa para cuidar dela. Porém, após diversas tentativas, ela acabou sendo levada para uma clínica em Santos, já que uma das filhas mora próximo da cidade e o local é de uma amiga da família.

“A demência no idoso é uma coisa normal, que acontece. Temos casos de outros artistas que estão passando por isso. É uma doença muito difícil. A família que passa por ela sabe dizer o que é isso. Conhecer uma mulher, uma guerreira, uma artista, que sempre lutou pelos direitos das mulheres, do público que amava ela, uma mulher que sempre foi feminista. Não é fácil ver ela definhar em uma cama”, disse Rafael

A cantora recebeu homenagens e mensagens de apoio de familiares, amigos e fãs pelas redes sociais. A filha Aretha Marcos também fez uma postagem, na última terça-feira (8), falando sobre o momento que a mãe está vivendo.

“Minha mãe, assim como milhares de pessoas, está se transformando. A maior inteligência que já conheci. A pessoa mais verdadeira em sua luz e sombra, nunca soube ser de mentira. Boa de mentira, amar de mentira, ser mãe de mentira, tudo intenso e verdadeiro, só para fortes. Ela me deu o DNA, e me mostrou a porta para que eu pudesse buscar quem eu sou. Viva Vanusa!”, escreveu Aretha.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.