Após a notícia do fechamento do polo de Palmital do projeto Guri e em todo o Estado, que causou comoção de pais e educadores na sexta-feira, houve intensa mobilização pela manutenção do trabalho de formação musical de crianças e adolescentes.
A medida, justificada pelo corte de despesas no setor da cultura, também afetaria diversas cidades que teriam suas unidades fechadas no Estado de São Paulo.
Diante da repercussão, o governo decidiu voltar atrás e deverá manter os recursos para a continuidade do projeto.
A notícia, que ainda deve ser confirmada pelo governo de João Doria, foi antecipada durante o horário de almoço desta segunda-feira (01/04) no noticiário SPTV, da Rede Globo, apresentado na capital paulista pelo jornalista César Tralli.
O repórter Felipe Guedes fez participação ao vivo de uma das unidades do Guri e informou que o governo voltou atrás da decisão de contingenciar os recursos da Associação Amigos do Guri, o que ocasionaria o fechamento de unidades em todo o Estado.
Na semana passada, quando do anúncio do fechamento de unidades no interior e litoral paulista, o secretário Sérgio de Sá Leitão disse que o fechamento se devia ao corte de R$ 150 milhões do orçamento da Secretaria Estadual de Cultura.
Já nesta segunda-feira, o governo disse, em primeira mão à Rede Globo, que nenhum aluno ficará sem aula, mas que haverá ajustes para tornar o projeto mais eficiente.
Os detalhes serão apresentados em uma entrevista coletiva prevista para as 14 horas desta segunda-feira.
CONFIRA O VÍDEO DA REPORTAGEM DO SPTV