Ibirarema comemora 74 anos de emancipação político-administrativa

Prefeitura mantém programação com atrações artísticas e lança projeto “Terra do Natal” com decoração especial na Praça da Matriz

 

Jornal da Comarca Comarca

Eventos estão sendo realizados na cidade de Ibirarema

 

O Município de Ibirarema está comemorando 74 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, a Prefeitura está realizando atividades festivas que incluem ato cívico, distribuição de bolo e uma ação de prestação de serviços à população. Também está previsto o lançamento do projeto “Terra do Natal”, que muda o clima da cidade com decoração especial na Praça da Matriz, com atividades de lazer, entretenimento e diversão durante o mês de dezembro para os moradores da cidade e região.

A programação na Praça Francisco Duarte (Matriz) foi aberta na noite de ontem, com apresentações de projetos de educação musical. Hoje, ocorre ato cívico a partir das 9 horas, seguido da distribuição de bolo comemorativo. À tarde, haverá Ação Solidária com prestação de serviços à população e atividades educativas e recreativas para a comunidade. À noite, estão programados o show com a orquestra do projeto Guri de Bauru e o acendimento da iluminação do projeto “Terra do Natal”. As atividades seguem amanhã, com show de Bruno Nassy e Thiago. No domingo, será realizado o 2º Desafio de Montain Bike e rock com a banda Helena de Tróia.

HISTÓRIA – Ibirarema teve origem no século 20, a partir de um pequeno povoado denominado Pau D’Alho, localizado nas margens do pequeno rio homônimo. O Pau D’Alho, espécie de árvore de madeira mole e com forte odor de alho, abundante na região, emprestou o nome ao rio e ao povoado. Em 1913, as primeiras explorações para a construção da Estrada de Ferro Sorocabana passaram pelas terras que circundavam o povoado de Pau D’ Alho e fez com que alguns moradores da região transferissem suas residências para a margem da futura ferrovia. Os pioneiros deste deslocamento foram João Corrêa e Nadário Marana, que fundaram nas proximidades dos trilhos o povoado de Ibirarema.

Em 1914, após a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, o novo povoado começou a progredir, atraindo cada vez mais moradores. Em 1922, por meio da Lei nº 1.889, de 11 de dezembro, o povoado foi elevado a condição de Distrito de Pau D’Alho e posteriormente anexado ao município de Salto Grande. O Distrito foi transformado em município de Ibirarema pelo Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944 e instalado a 1º de janeiro de 1945, ganhando autonomia político-administrativa própria e tendo como sede do Poder Judiciário a Comarca de Palmital.

Com terras férteis e planas, o município tem como base econômica a agricultura e a agroindústria da cana-de-açúcar, que ocupam grande quantidade de mão-de-obra. A Usina Pau D’Alho, que era grande fonte de geração de empregos e arrecadação aos cofres municipais na produção de álcool e açúcar para exportação, fechou as portas em 2012. Recentemente, a empresa teve a falência decretada e a área industrial foi vendida a empresários de Palmital que estão recuperando as instalações para retomar o funcionamento. Entretanto, a Usina Santa Hermínia, do grupo empresarial Oncinha, continua fechada.

A crise no município fez com que o município tivesse de desenvolver ações para superar as dificuldades e se recolocar no caminho do desenvolvimento. Atualmente, a Prefeitura desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico e à transformação do perfil econômico. Um dos destaques é o projeto do Distrito Industrial às margens da rodovia Raposo Tavares, que oferecerá completa infraestrutura para instalação de empresas. A administração municipal também desenvolve ações voltadas ao turismo, como forma de garantir destaque na região.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.