Idoso que aguardava exame de cateterismo morre após sofrer infarto

Um idoso de 79 anos que aguardava uma vaga para fazer exame de cateterismo em Bauru (SP) desde a semana passada morreu na quinta-feira (08/078) à tarde por complicações de um infarto. O aposentado Francisco Norberto de Noronha foi enterrado na tarde desta sexta-feira (09/09) em Lins, cidade onde morava.

 

Segundo a família, Noronha aguardava a vaga na casa da filha, que mora em Bauru. Na última segunda-feira (05/08), o aposentando teve complicações e foi levado para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e depois transferido para o Hospital Estadual, onde morreu.

 

A reportagem da TV TEM mostrou o caso na última sexta-feira (02/08), quando a família começou a buscar o agendamento de um exame de cateterismo. O aposentado teve um infarto e foi internado no Hospital Geral de Promissão, cidade vizinha a Lins.

 

O médico que o atendeu pediu que ele fizesse o exame de cateterismo no Hospital de Base (HB), de Bauru. Ao chegar à cidade, a família foi informada que os aparelhos que fazem o cateterismo, tanto no HB como no Hospital Estadual, estavam quebrados.

 

Na ocasião, a Diretoria Regional de Saúde (DRS-6) informou, em nota, que o caso do aposentado não apresentava risco iminente e, por não ser prioritário, o SUS não teria como levá-lo a Botucatu, onde há o equipamento para o cateterismo.

 

A nota também informava que um aparelho de cateterismo orçado de R$ 2,1 milhões está sendo comprado para o HB e deve entrar em funcionamento neste semestre, sem data definida. Já o equipamento do Hospital Estadual está em manutenção, também sem prazo para conclusão do serviço.

 

Sem conseguir o agendamento, Juliana Noronha, filha do aposentado, entrou com pedido de internação na Defensoria Pública e a Justiça deu prazo para o estado resolver a situação até a última terça-feira. O prazo não foi cumprido e o aposentado morreu dois dias depois.

 

OUTRO LADO

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o paciente morreu “devido à gravidade do quadro clínico”. O texto diz ainda que o paciente deu entrada no serviço com quadro de insuficiência cardíaca, “situação em que não seria necessária a realização de cateterismo”.

 

A nota reforça a informação anterior sobre o investimento de R$ 2,1 milhões para compra de um novo equipamento para o setor de hemodinâmica, com “previsão de instalação nos próximos meses”. A nota diz ainda que o estado “também tem buscado medidas para atender os pacientes da região, como por exemplo, comprar exames em outros serviços da região”.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.