Juristas também filosofam

                Um dos juristas mais completos e instigantes que o Brasil já produziu foi Pontes de Miranda. Criativo, profundo conhecedor de Física e Matemática, nunca se satisfez apenas com o Direito, mas incursionou por inúmeras áreas. Encontro uma resenha que o grande Tristão de Athayde fez de seu livro “A Sabedoria dos Instintos”, publicado em 1921, há quase cem anos.

                Pontes era um otimista. Para ele, o homem é o centro da criação e, embora integrando a imanência do Universo, tem condições, pelo pensamento e pela ação, de direcionar sua vida, alcançar as mais altas verdades e isolar-se da massa.

                Para isso é preciso combater, simultaneamente, o determinismo e o individualismo. “O determinismo, diz Tristão, porque coloca o homem como simples elo de uma cadeia sem-fim, submetendo-o à ação inflexível de forças superiores que o impelem. O individualismo, porque considera o valor de cada indivíduo como tal e não pelo grau de superioridade absoluta e relativa, que porventura possua”.

                Mas, nada como ouvir o próprio Pontes de Miranda: “Todas as doutrinas morrem. Já se sentem, na consciência universal, os sistemas iniciais da agonia do determinismo. Já cremos todos nas visões largas de conjunto: julgamo-nos capazes de nos suspender, escapos ao fugir incessante das coisas. Queremos realizar o “refúgio divino”, onde nos possamos afastar dos seres e das coisas, vivendo ao lado delas”.

                Para ele, o individualismo é uma ilusão: o homem não vale por ser uma criatura humana, mas quando é um espírito superior. Se grande parte da população é incapaz de reagir, de ser gestora de seu futuro, existe uma “aristocracia do pensamento” que atua de forma diversa. A humanidade se divide entre aqueles que serão jequitibás e aqueles que se resignarão a ser gramíneas. Quando o ser humano domina a sua vontade, nem ao destino está sujeito: “Eu vou aonde me manda a minha vontade, o meu ser…Quando alguém se sente a si, voltar a sentir a outrem é rebaixar-se. Sou o que sinto ser, e só me posso sentir o que me entrevi. E se se opuser o Destino? Ele não poderá querer o que eu não quero: nós somos iguais, inconsequentes e voluntariosos. Avançamos juntos, passo a passo. Quando desfaleço, o destino me ampara, e quando o destino cansa, arrasto comigo o próprio destino”.

                Essa crença em si é a receita para se atingir o ápice de nossos sonhos: “Ser generoso com o universo, mas ambicioná-lo todo para si. Viver sabendo ser o senhor da sua vida. O vencedor é um convertido a si mesmo. Não há grandeza espiritual fora de nós. A primeira manifestação real da integração de um espírito é entregar-se a si mesmo: fazer de tudo que é seu objeto da própria posse. Jogar um só número, o do seu “eu”, na grande roleta aventurosa do mundo”.

                O insuperável Pontes de Miranda deve ter observado esse “catecismo” para a sua própria vida, que foi plena, empreendedora, audaciosa. Foi ele quem escreveu o “Tratado de Direito Privado”, com mais de sessenta volumes, tantas vezes republicado e os “Comentários à Constituição de 1969”, além de “Tratado das Ações” e uma tonelagem de obras ainda muito citadas na maior parte dos acórdãos exarados nos inúmeros tribunais do Brasil.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 3 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.