Leitos de UTI Covid da região estão esgotados, com 102% de ocupação (veja números)
Compartilhe

Vários hospitais estão com número de pacientes internados acima da capacidade de leitos referenciados pelo SUS

Em meio ao aumento da confirmação de novos casos de contaminação pelo Novo Coronavírus em quase todas as cidades da região, em que Palmital registrou recorde na segunda-feira da semana passada, a preocupação aumenta com o esgotamento de vagas em todos os hospitais que dispõem de leitos Covid cadastrados no SUS.

Segundo os órgãos de saúde, a ocupação total na região de Marilia, a qual pertencem os municípios de Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, chega a 102%.

Como exemplo da situação dramática, a Santa Casa de Assis, que possui 10 leitos UTI Covid, atualmente mantém 13 pacientes internados em tratamento intensivo, o que representa 130% da capacidade de ocupação do hospital.

O porcentual de ocupação acima dos 100% dos leitos existentes, ou seja, da capacidade máxima de atendimento dos hospitais, acontece devido à improvisação de vagas para atender casos graves, principalmente jovens e mulheres grávidas.

Diante da situação de saturação dos hospitais, a secretária de saúde de Palmital, Nádia Ortiz, reforça o conselho para que sejam cumpridos todos os protocolos considerados essenciais para se evitar o contágio, como a manutenção do distanciamento social, o uso de máscaras, a higiene permanente com produtos adequados e evitar qualquer forma de aglomeração.

Uma das preocupações das autoridades é quanto às festas e reuniões familiares que ainda acontecem com frequência e podem se tornar causa de contaminação, uma vez que os casos de famílias inteiras doentes continuam se repetindo.

Outra recomendação é quanto àqueles que já foram vacinados e que devem continuar a manter os cuidados, pois mesmo com os anticorpos no organismo é possível a contaminação e também a transmissão para outras pessoas.

PALMITAL – Em Palmital, a Santa Casa de Misericórdia mantém nesta segunda-feira, 03/05, 10 pessoas internadas em leitos comuns e outros três pacientes estão em leitos de UTI em cidades da região.

NÚMEROS DE VAGAS E DE INTERNADOS EM UTI

Compartilhe