Linha de trem é usada pela última vez em Ourinhos

Linhas de trem na região deixam de operar após anúncio da concessionária.

Nesta segunda-feira, 15, as linhas de trem em Ourinhos foram utilizadas pela última vez, marcando o encerramento temporário das operações no ramal ferroviário que conecta a cidade paulista a Londrina, no norte do Paraná. A concessionária Rumo Logística anunciou a paralisação do transporte de cargas na última sexta-feira, 12.

O Passando a Régua acompanhou o momento por volta das 9h, quando as composições, em direção a Londrina, passaram pela Rua Júlio Mori, no Jardim Ouro Verde. A decisão afeta diretamente os funcionários do ramal, que foram apresentados com duas opções em uma reunião realizada na última sexta-feira: transferência para outras bases operacionais ou desligamento.

A interrupção das operações, segundo a Rumo, é justificada pela ausência de demanda de serviços de transporte para o ano de 2024. A retomada das atividades dependerá das discussões sobre a renovação da Malha Sul, que inclui o ramal de Ourinhos. A concessão atual da Malha Sul expira em fevereiro de 2027, e a empresa busca a renovação.

Contudo, o Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana denuncia práticas da Rumo, acusando-a de abandonar e desativar trechos produtivos em diversas regiões do país. Alega-se sucateamento, comércio clandestino de trilhos e desmonte do patrimônio público. O presidente do sindicato, José Claudinei Messias, destaca que a Rumo não investe na manutenção adequada e modernização dos trechos, resultando em tarifas elevadas e inviabilizando o transporte ferroviário. A empresa enfrenta críticas por agir contra os objetivos dos Contratos de Concessão.

O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD) se manifestou sobre a decisão da Rumo:

“Absurda a decisão da Rumo Logística! É uma mostra de incompetência total e um desrespeito ao próprio contrato de concessão. Em todo o mundo, o transporte ferroviário é sinônimo de progresso e eficiência, mas aqui, a Rumo escolhe ignorar sua responsabilidade, enquanto nossas estradas estão sobrecarregadas de cargas que deveriam ser transportadas por trilhos.

A suspensão das operações ferroviárias pela Rumo Logística vai na contramão das políticas públicas dos governos. Iremos trabalhar contra essa medida. Estou mobilizando um esforço conjunto com o sindicato e os níveis governamentais para garantir que a voz de Ourinhos seja ouvida e que uma solução justa e benéfica seja alcançada”.

Fonte: Passando a Régua

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 5 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.