Marcola e 21 membros do PCC são transferidos para presídios federais

Integrantes da facção criminosa estão sendo levados para unidades em Mossoró, Brasília e Porto Velho; governo federal autorizou uso de Forças Armadas para garantir segurança

 

JORNAL DA COMARCA PCC

Marcola é o chefe máximo do PCC

 

O governo de São Paulo transfere na manhã desta quarta-feira, 13, o principal líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outros 21 membros da cúpula da facção criminosa do presídio de Presidente Venceslau (SP) para unidades federais. A operação teve início na madrugada desta quarta. Desde novembro, quando foi descoberto um plano para resgatar os criminosos de São Paulo, havia expectativa de transferência dos membros do PCC para presídios federais.

Os presos estão sendo levados para unidades em Mossoró (RN), Brasília e Porto Velho (RO). Em Sâo Paulo, a PM bloqueou estradas e até caminhão do Corpo de Bombeiros acompanhou a transferência. No Estado, mais de 100 mil policiais estão em estado de alerta. O comando da PM alertou todas as viaturas e avisou policiais de folga e da reserva para redobrarem os cuidados.

Sete integrantes do PCC foram transferidos porque haviam sido alvos da Operação Echelon, em 2018, que tinha com alvo o “departamento” da facção responsável por coordenar a atuação do grupo fora de São Paulo, o chamado Resumo dos Estados, subordinado diretamente à cúpula. Outros 15 presos encaminhados às unidades federais fazem parte da sintonia geral final da facção, ou seja, primeiro e segundo escalão. Policiais militares e civis e também agentes penitenciários da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) participaram da operação nesta quarta. 

Marcola é o último grande líder de facção criminosa do País a ir para a rede de presídios federais. Já estão nessas unidades seus rivais do Comando Vermelho e da Família do Norte e seus aliados do Terceiro Comando Puro. O total de penas impostas a Marcola já ultrapassa 330 anos, 6 meses e 24 dias.

Estado apurou que o plano inicial era esperar alta do presidente Jair Bolsonaro, pois se temia possíveis reações da facção em São Paulo, o que não aconteceu até agora. A decisão sobre a transferência foi tomada pelo secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo. Em mais de cem unidades prisionais do Estado existe presença do PCC, e todos os presídios de São Paulo estão passando por blitze simultâneas para evitar tumultos.

 

JORNAL DA COMARCA PCC

Polícias fazem transferência de criminosos do PCC em São Paulo

 

Os criminosos foram transferidos por decisão do juiz Paulo Zorzi, corregedor dos presídios, a pedido do promotor Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente. “Essa é a maior operação já feita. Esperamos desarticular momentaneamente a cúpula da facção”, afirmou Gakyia. O pedido, de 28 de novembro de 2018, solicitava a “transferência imediata em caráter excepcional de 15 presos, entre eles o Marcola”. 

“O governador João Dória tem deixado claro que pretende mudar o enfoque no enfretamento do crime organizado no Estado. Portanto, a operação está dentro de um planejamento e, muito provavelmente, existe um plano de contigência para eventuais retaliações”, afirmou o diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança, Renato Sérgio de Lima. Segundo ele, a principal ideia é desestabilizar o PCC em São Paulo num momento em que a facção está em guerra em outros Estados, como Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas. “Os cuidados devem estar sendo tomados. O PCC pode estar debilitado, mas não está morto. Está longe de estar morto. Alguma reação é esperada, mas pode não ser em ataques. É preciso lembrar que não existe  vácuo de poder. Se o Marcola sair de cena, outro assumirá o seu posto. A inteligência precisa trabalhar para sabem quem vai estar no comando”, disse.

 

jornal da comarca pcc

Estradas paulistas foram interditadas para a transferência da cúpula do PCC

 

O governador de São Paulo, João Doria, e a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) convocaram uma coletiva de imprensa às 14 horas para falar sobre a transferência dos presos.

Plano de resgate

A inteligência policial detectou planos da facção em outubro e novembro de 2018 de matar autoridades judiciais, o ex-secretário do governo da SAP Lourival Gomes, um diretor de presídio e um deputado estadual, caso Marcola fosse transferido para o sistema federal. Todos estão com escolta reforçada desde que a Justiça confirmou que ia deferir o pedido de tranaferência dos presos.

De acordo com o MP, havia um plano de resgate de integrantes do PCC que estavam em Presidente Venceslau. O aeroporto de Presidente Venceslau fica a apenas 2 quilômetros, cerca de seis minutos, da unidade prisional, e chegou a ser fechado algumas vezes. 

O plano seria comandado por outro membro do PCC, Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como Fuminho. Ele fugiu da casa de detenção em 1999, é procurado pela Justiça e teria se estabelecido na Bolívia, de onde enviava drogas e armas para Brasil, Europa, Ásia e África, informa documento da promotoria. Entre os integrantes do grupo que resgataria Marcola estavam criminosos envolvido em roubos contra empresas de valores. Ainda de acordo com o MP, a facção teria investido dezenas de milhões de dólares no plano de resgate, inclusive com a compra de veículos blindados, aeronaves e armamentos.

 

jornal da comarca pcc

Membros do PCC foram transferidos quatro meses após descoberta de plano de resgate

 

O plano de resgate incluía o bloqueio de rodovias e o ataque à penitenciária de Presidente Venceslau e ao Batalhão da Polícia Militar, além do corte de energia e comunicações nas unidades policiais do entorno.

“A equipe que iria resgatar Marcola se dividiria em várias frentes, uma delas iria bloquear a Rodovia Raposo Tavares, a outra iria atacar a polícia e uma outra iria tentar impedir a decolagem do helicóptero Águia da PM do aeroporto de Presidente Prudente, que fica na região”, diz o MP. Ainda segundo os promotores, o plano previa que eles seriam resgatados da prisão e levados para um aeroporto no norte do Paraná, de onde partiriam em outra aeronoave para o Paraguai ou a Bolívia. 

Drone 

Mesmo com o reforço da segurança policial no entorno do presídio, no dia 27 de outubro uma câmera registrou um sobrevoo de um drone nas imediações da cadeia. “Podia ser um sinal de que um plano de resgate estaria em ação”, diz o MP. Segundo a ação, os drones seriam usados pelo PCC para fazer filmagens e o reconhecimento do local antes do resgate. 

O que é o PCC?

A facção Primeiro Comando da Capital nasceu em São Paulo e hoje é a maior organização criminosa da América do Sul, com ligações com a máfia da Calábria, no sul da Itália. Domina o envio de cocaína da Bolivia para a Europa por meio de portos no Nordeste, Sudete e Sul do País e movimenta quase US$ 800 milhões por ano no Brasil. Tem cerca de 30 mil membros.

Veja lista dos transferidos

– Lourinaldo Gomes Flor (‘Lori’)

– Marcos Williams Camacho (‘Marcola’)

– Pedro Luís da Silva, o Chacal

– Alessandro Garcia de Jesus Rosa, o Pulft

– Fernando Gonçalves dos Santos, o Colorido

– Patric Velinton Salomão, o Forjado

– Lucival de Jesus Feitosa, o Val do Bristol

– Cláudio Barbará da Silva, o Barbará

– Reginaldo do Nascimento, o Jatobá

– Almir Rodrigues Ferreira, o Nenê de Simone

– Rogério Araújo Taschini, o Taschini ou Rogerinho

– Daniel Vincius Canônico, o Cego

– Márcio Luciano Neves Soares, o Pezão

– Alexandre Cardoso da Silva, o Bradok

– Julio Cesar Guedes de Moraes, o Julinho Carambola

– Luis Eduardo Marcondes Machado de Barros, o Du da Bela Vista

– Celio Marcelo da Silva, o Bin Laden

– Cristinao Dias Gangi, o Crisão

– José de Arimatéia Pereira Faria de Carvalho, o Pequeno

– Alejandro Juvenal Herbas Camacho Marcola Júnior, o Marcolinha

– Reinaldo Teixeira dos Santos, o Funchal

– Antonio José Muller Junior, o Granada

 

Fonte: ESTADÃO

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.