Média das novas mortes por Covid-19 registradas por dia cai na capital, mas índice segue em alta no restante da Grande SP
Pacientes em hospital de campanha em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, em meio à pandemia do coronavírus — Foto: AP Photo/Andre Penner
Compartilhe

A média de novas mortes e novos casos de Covid-19 registrados por dia está caindo na cidade de São Paulo. Dados do governo estadual mostram que os casos confirmados a cada dia estão em queda desde o dia 3 de junho. Já os óbitos contabilizados a cada 24h estão estáveis ou caindo desde 29 de maio.

A situação não é a mesma no restante da Grande São Paulo: juntos, os outros 38 municípios que compõem a região metropolitana seguem com tendência de aumento diário nos óbitos provocados pelo novo coronavírus. A média dos casos confirmados diariamente na região teve uma leve queda recente, a partir do dia 8 de junho, mas ainda não é possível observar se a queda é sustentada. Os dados foram atualizados até terça-feira (9).

Nesta quarta-feira (10) o governador João Doria anunciou que todas as sub-regiões da Grande São Paulo vão passar da fase vermelha para a fase laranja da quarentena a partir da próxima segunda (15). A capital já está nesta etapa do Plano São Paulo desde o dia 1º de junho. Na fase laranja, as prefeituras podem autorizar o funcionamento de concessionárias, imobiliárias, comércios, escritórios e shoppings.

Após a autorização do estado, cada cidade decide como será feita a flexibilização. A capital reabriu o comercio de rua nesta quarta e os shoppings reabriram hoje (11).

A queda nos índices da capital não elimina a possibilidade de um novo pico de casos e mortes na cidade. O dado utilizado na análise é a média móvel dos casos ou de mortes registrados por dia nos últimos 7 dias.

A média móvel dos últimos 7 dias é um indicador recomendado por especialistas porque minimiza os efeitos da variação nos registros que ocorre aos finais de semana, quando as notificações caem sistematicamente. Enquanto as barras dos gráficos acima mostram o valor registrado por dia, a linha que se sobrepõe às barras faz uma média diárias dos últimos 7 dias.

Fonte: G1

Compartilhe

Deixe uma resposta