Morre segundo idoso de asilo com surto de Covid-19
Morre mais um idoso de asilo com surto de Covid-19 em Pirajuí
Compartilhe

Homem de 61 anos foi diagnosticado no início do mês com a doença e morreu 10 dias após anúncio da 1ª morte no local; 19 moradores e 8 funcionários testaram positivo.

Um homem de 61 anos que morreu neste domingo (23) é o segundo idoso que vivia no Asilo São Vicente de Paulo, em Pirajuí (SP), a não resistir às complicações da Covid-19. O idoso foi diagnosticado com coronavírus no início de agosto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A morte acontece 10 dias após de a prefeitura anunciar o primeiro óbito no local causado pela doença, no último dia 13.

No mesmo dia, a prefeitura admitiu que o abrigo vivia um surto de Covid-19, com o anúncio dos resultados de casos positivos entre 19 dos 50 moradores e entre oito dos 25 funcionários.

A prefeitura passou a monitorar o asilo por suspeitar de um surto de Covid-19 a partir da descoberta de três casos entre idosos.

Ações de combate

À época da primeira morte, a diretora de Saúde de Pirajuí, Denise Guimarães de Oliveira, informou que se reuniu com os responsáveis pelo asilo para analisar a estrutura física do local e pensar em mais formas de evitar a contaminação dos acolhidos.

Ela informou que os responsáveis foram orientados a isolar os pacientes que testaram positivo em um espaço separado assim que recebessem resultados dos exames.

Exames foram aplicados pela prefeitura depois que três moradores tiveram sintomas gripais em asilo de Pirajuí — Foto: TV TEM/Reprodução
Exames foram aplicados pela prefeitura depois que três moradores tiveram sintomas gripais em asilo de Pirajuí

De acordo com a coordenadora do lar, Renata Helena Ferreira Lopes Vargas, desde o início da pandemia, o asilo tomou medidas de prevenção ao coronavírus, suspendendo visitas e redobrando os cuidados com higienização, principalmente com os funcionários que têm contato direto com os idosos.

Até o início da tarde deste domingo (23), a morte do idoso ainda não havia sido contabilizada nas estatísticas da cidade. Pirajuí somava até este sábado (22) um total de 248 casos confirmados de Covid-19, além de outros 11 considerados suspeitos, aguardando confirmação. Até agora, cinco pessoas já morreram por complicações da doença.

FONTE: G1

Compartilhe