Peões comemoram volta à arena em rodeio drive-in em Ibirarema: ‘Só é mais quieto’

Trinta e dois profissionais disputam o título no circuito em Ibirarema (SP). Público em seu carro pode acompanhar a montaria pelo telão e pelo rádio dos veículos.

Depois de quase seis meses com montarias só em lives transmitidas pela internet, Ibirarema, no interior de SP, optou pelo sistema drive-in para trazer o público de volta para os rodeios, mantendo o distanciamento social e as medidas de prevenção a coronavírus.

O evento que começou no dia 22 de setembro segue até dezembro com as montarias e também shows musicais. O público pode acompanhar tudo nas projeções em telão e sincronizar o som pelo rádio dos veículos, cada um no espaço reservado.

Felizes com a volta a arena, os peões ainda estão se acostumando a esse jeito novo do rodeio em Ibirarema.

“Só é mais quieto, com o público mais longe, mas tem a motivação de todos os peões para gente voltar a montar, um ajudando o outro, vale a pena”, afirma o competidor de montarias em touro, Cladson Rodolfo.

“Muda bastante coisa, porque a gente chegava no rodeio e o público já vinha conversar com a gente, tirar foto, e agora a gente tem que se acostumar com esse distanciamento. Mas, ali na hora da arena e só o peão e o touro, então temos que fazer nosso trabalho”, completa Samuel Thiago, que também é competidor.

Na arena de Ibirarema, 32 peões disputam o título do circuito que vai até dezembro. Todos precisam seguir os protocolos de saúde e fazer o teste rápido do coronavírus.

Veículos viram "camarotes" no rodeio drive in realizado em Ibirarema  — Foto: TV TEM/ Reprodução
Veículos viram “camarotes” no rodeio drive in realizado em Ibirarema

Antes da pandemia, segundo a confederação nacional de rodeios eram 2 mil eventos por ano. Setor importantíssimo para economia porque movimenta aproximadamente R$ 3 bilhões e gera mais de 300 mil empregos diretos e indiretos ligados às festas anualmente.

Peões voltaram para arena em rodeio drive-in de Ibirarema  — Foto: TV TEM/ Reprodução
Peões voltaram para arena em rodeio drive-in de Ibirarema

Então é por isso, que para todos desse setor, ainda de um jeito diferente, mesmo que aos poucos, estava na hora dos rodeios voltarem.

“O rodeio movimenta toda a economia da cidade, são os hotéis, os restaurantes, a padaria, tudo que gira em volta também desse evento que emprega muita gente. Então com responsabilidade é hora de voltarmos a trabalhar”, finaliza o comentarista de rodeio Rogério Paitl .

Rodeio com shows e montaria em formato drive-in é atração em Ibirarema — Foto: Prefeitura de Ibirarema/Divulgação
Rodeio com shows e montaria em formato drive-in é atração em Ibirarema

Como funciona

Para participar, os interessados devem fazer cadastro do veículo e dos ocupantes através do site do evento. É permitido o acesso de 48 carros por dia, para evitar aglomerações, e a entrada é gratuita.

Participantes vão poder curtir as atrações em formato drive-in no rodeio de Ibirarema — Foto: Divulgação
Participantes vão poder curtir as atrações em formato drive-in no rodeio de Ibirarema

Ao lado de cada carro, haverá um espaço reservado para que os integrantes desçam para assistir às montarias em touros e aos shows artísticos, a três metros de distância dos outros veículos.

Todas as atrações também serão transmitidas através de telões e o som deverá ser sintonizado pelo rádio FM do carro.

Serão permitidos apenas quatro integrantes por veículo e, no portão, é preciso apresentar o voucher impresso emitido após o cadastro no site e documentos pessoais. O portão será aberto às 19h30 e, assim que terminarem as atrações, será necessário sair do recinto.

Além disso, em cada semana de evento, será permitido o cadastro do veículo apenas uma vez para que mais pessoas possam curtir o rodeio. Os participantes também podem levar coolers ou isopores e pedir alimentos via delivery, já que o evento não vai ter praça de alimentação.

Agentes de saúde atenderam os visitantes do rodeio em Ibirarema — Foto: Dama Produções/Divulgação
Agentes de saúde atenderam os visitantes do rodeio em Ibirarema

Serão entregues kits com máscaras e álcool em gel para as pessoas presentes, que devem ligar o pisca-alerta do veículo caso precisem de alguma assistência da organização. Está proibido sair do recinto para retornar depois e também transitar nos espaços dos outros veículos.

Os banheiros também vão contar com equipe específica para garantir o distanciamento e a higienização adequados. Os integrantes também vão ter a temperatura aferida ao entrar no recinto.

O rodeio só vai poder ser realizado quando o município estiver na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. Se alguém descumprir as regras pode sofrer penalidades, como ser retirado do recinto ou ter o CPF e a placa do veículo bloqueados para o acesso ao local durante o evento.

Só é permitido quatro pessoas por carro, que ficam no espaço estabelecido para cada veículo com distância de 3 metros entre eles — Foto: TV TEM/ Reprodução
Só é permitido quatro pessoas por carro, que ficam no espaço estabelecido para cada veículo com distância de 3 metros entre eles

Programação

06/10 – 09/10
Terça a quinta-feira: montaria em touros (20h)
Sexta-feira: show com Lêo & Raphael

20/10 – 23/10
Terça a quinta-feira: montaria em touros (20h)
Sexta-feira: show com Lucca e Mateus (21h)

03/11 – 06/11, 17/11 – 20/11, 01/12 – 04/12 e 14/12 – 17/12
A definir

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.