Na manhã desta segunda-feira (14/10), clientes de diversos bancos enfrentaram dificuldades para acessar serviços digitais, principalmente o sistema de pagamentos instantâneos Pixx. O Banco Central confirmou “problemas técnicos” na plataforma, mas informou que a situação foi resolvida logo cedo. “As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, afirmou em nota.
O serviço DownDetector, que monitora falhas de sistemas digitais com base em informações de usuários, registrou um aumento significativo nas queixas durante a manhã, especialmente relacionadas ao Pix. Dos 12 sites com maior índice de falhas, 11 pertenciam a instituições bancárias ou financeiras, indicando que o problema foi generalizado.
Cada banco informou seus clientes de formas diferentes. O aplicativo do C6, por exemplo, dizia estar passando por atualizações, enquanto o Bradesco sugeria que os usuários recorressem ao TED para transações. O Itaú Unibanco também confirmou instabilidade no Pix e orientou seus clientes a não refazerem transações que tivessem apresentado erro.
Ainda durante a tarde, o Santander confirmou que seus sistemas já haviam sido restabelecidos. A rápida resolução do problema evitou maiores transtornos, mas a falha generalizada acendeu o alerta para a dependência de plataformas digitais no setor bancário.
Fonte: DCM