Prefeitura faz ação voltada à saúde da mulher no São José
Compartilhe

A Prefeitura de Palmital, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando nesta quinta-feira (08/08) uma ação voltada à Saúde da Mulher no bairro São José e recebe a unidade móvel do programa de prevenção da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), que é vinculada à Fundação Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.

 

O trabalho oferece gratuitamente exames de Papanicolau às mulheres de Palmital. O atendimento foi iniciado na manhã desta quinta-feira, no período das 9 às 12 horas, na unidade móvel que foi estacionada na praça Dona Morena, ao lado do prédio do Projeto Ações Educativas, em uma das áreas com maior concentração de habitantes no município. À tarde, os exames serão realizados das 13 às 15 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os procedimentos ginecológicos têm a finalidade de possibilitar o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. A campanha é acompanhada por Vivian Aline Correa, coordenadora de Saúde da Mulher e Atenção Oncológica, além da gerente de saúde Juliana Garcia, que representou a secretária Daniele Andrade dos Santos.

A ação preventiva conta com a participação de alunos de estágio do 2º módulo de enfermagem da escola técnica Mário Antônio Verza (Centro Paula Souza) na triagem e avaliação das pacientes. Os exames são coletados pela enfermeira Valma Fontan Ferraz, da AAPC, e encaminhados para o Hospital do Câncer de Prudente. Posteriormente, os resultados são enviados à Secretaria de Saúde que, em caso de necessidade, fará o atendimento e encaminhamento das pacientes.

Compartilhe

Deixe uma resposta