Palmital participou nesta quarta-feira (29/05) da 25ª edição do Dia do Desafio. As atividades foram realizadas no período da tarde na Praça da Matriz de São Sebastião, no centro da cidade. O evento, que ocorreu simultaneamente em cidades do Brasil e da América Latina, busca a integração entre os participantes para incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.
Em Palmital, as atividades foram coordenadas pela Secretaria de Esporte da Prefeitura, que realizou ações à tarde na Matriz do centro de Palmital. O evento, que contou com a presença do prefeito José Roberto Ronqui e da primeira-dama Fátima Ronqui, teve a participação de escolas municipais (apoio da Secretaria de Educação), de projetos, como o Brotar, e de entidades, como Apae e Instituto Bola e Cidadania. Uma equipe da Secretaria de Saúde também realizou aferição de pressão e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), além de orientações sobre combate à dengue.
As atividades esportivas contaram com apresentação de bale da Academia Ginastic Center, além de aulas de dança comandadas pela equipe da Academia da Saúde e pelo Emagre Ser Centro de Emagrecimento. Houve atividade de karatê, com o projeto social do professor Alessandro Pires, que atende jovens de baixa renda e alunos da Apae. A programação também incluiu atividades de boxe, badminton (Centro Maylson Campos), dança, muay-thai (Índio Team), vôlei e futebol, com a participação de academias, entidades e projetos. A programação foi encerrada com passeio ciclístico.
O secretário de Esportes Milton Pontes Garcia, o Miltinho, destacou o grande número de participantes desta edição do Dia do Desafio, que não era realizado há oito anos em Palmital. Ele informou que atualmente o município está na categoria de “Auto-Desafio”, sem participar da disputa com outras cidades, prática que tem duração de três anos e incentiva a população a sempre superar suas metas de mobilização. “Buscamos apurar a mobilização real da população, sempre focando a qualidade nas ações de incentivo ao esporte. Para 2020 queremos ampliar as atividades e ganhar mais adesão da população”, enfatizou.
DESAFIO – O programa é coordenado mundialmente pela The Association for International Sport for All (Tafisa) e no continente americano pelo Sesc São Paulo, com apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) e a International Sport and Culture Association (ISCA). Nas cidades, os trabalhos ficam sob responsabilidade das prefeituras, com apoio de entidades e grupos da comunidade.
CONFIRA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO