Previsão para março aponta ondas de calor, chuvas abaixo da média e fim de verão ‘abafado’ no Brasil

Mapas mostram tendência de chuvas abaixo da média e calor para o mês de março. — Foto: INMET

O último mês do verão deve ser de altas temperaturas em todo o país. De acordo com a Climatempo, março será um mês de bastante calor, com a umidade elevada favorecendo o tempo abafado em boa parte do Brasil.

🔥Segundo os meteorologistas, não está descartada a ocorrência de novas ondas de calor – em especial por conta da entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê um mês com chuva abaixo da média em grande parte do NorteNordesteCentro-Oeste e Sul. A previsão é de pancadas mais pontuais no Sudeste.

👉 As principais tendências para o mês de março, segundo a Climatempo, são:

  • Calor em boa parte do país, com umidade favorecendo condições de tempo abafado;
  • Possibilidade de ondas de calor em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo;
  • Maior frequência de entrada de frentes frias no país. A previsão é da aproximação de três ou quatro sistemas ao longo do mês;
  • Pancadas de chuva características do verão na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, especialmente na primeira quinzena do mês;
  • Volumes elevados de chuva no norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior do Nordeste;
  • Chuvas mais irregulares no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul;
  • Região amazônica com chuvas abaixo da média, com recuperação lenta e gradual do nível dos rios.

Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, explica que o fenômeno El Niño deve seguir atuando ao longo de março, mas com menor intensidade.

🔥Caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, o El Niño ocorre em intervalores que variam de entre dois e sete anos. A duração média do fenômeno é de doze meses, gerando um impacto direto no aumento da temperatura global.

“A tendência é de enfraquecimento do fenômeno durante o mês, com entrada na fase neutra a partir de abril”, comenta Vinicius Lucyrio.

Com isso, as consequências para o clima no Brasil não devem ser tão presentes. De acordo com Lucyrio, como aconteceu em fevereiro, as águas aquecidas do Oceano Atlântico devem ter maior influência no regime de chuvas e calor em março.

Veja como fica o tempo em março em cada região:

Sul

🌡️Temperatura: O tempo deve ficar muito abafado em todo o Sul. O calor deve ser sentido de forma mais intensa no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná.

🔥Onda de calor: Um sistema de baixa pressão deve seguir mantendo o ar quente entre o Paraguai e o norte da Argentina. Há possibilidade de eventos de calor intenso, principalmente no norte e oeste do Paraná, na primeira quinzena do mês,

🌧️ Chuvas: As chuvas devem ser irregulares na região, com possibilidade de chuvas intensas entre o Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sul do Paraná. No norte do Paraná, as pancadas devem ser típicas de verão.

❄️ Frentes frias: As frentes frias ficam mais frequentes na segunda quinzena, com mais ar frio chegando ao Rio Grande do Sul.

🌀 Ciclones: O maior contraste térmico na segunda quinzena aumenta as chances da formação de áreas de baixa pressão e ciclones extratropicais. Esses sistemas podem provocar agitação marítima e ventos fortes nas regiões costeiras.

 Ciclone extratropical: entenda como se forma e por que fenômeno se tornou mais comum no Brasil

Sudeste

🌡️Temperatura: As temperaturas seguem altas e acima da média, principalmente no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

🌧️ Chuvas: As chuvas tendem a se concentrar no leste e norte da região. Norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro podem ser afetados por volume de chuva mais elevados. Períodos de veranico devem se alternar com períodos mais úmidos no leste do Sudeste. Pancadas de verão devem acontecer em São Paulo, Triângulo Mineiro e sul do Rio de Janeiro, principalmente na primeira quinzena do mês.

❄️ Frentes frias: Três ou quatro frentes frias devem passar próximas à região. A tendência é que as trajetórias sejam mais oceânicas, sem causar grandes impactos no clima da região. Algumas noites frescas devem ocorrer no fim do mês, já com características mais semelhantes ao clima de outono.

Fonte: g1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.