Quanto a Marquesa de Santos, Amante de D. Pedro I, recebia de pensão?

Documento antigo revela a quantia exata recebida por essa figura histórica brasileira

Um documento histórico datado de 3 de março de 1858 trás a informação de qual seria o valor da pensão recebida por Domitila de Castro do Canto e Melo, mais conhecida por seu título de “Marquesa de Santos”. 

A descoberta foi divulgada pelo site O Globo nesta quinta-feira, 18, e consiste na ata de uma reunião da empresa MAG Seguros, isto é, o registro do que foi discutido pela diretoria da companhia durante a ocasião. 

A MAG Seguros, vale mencionar, é um grupo empresarial que existe até os dias atuais, levando o título de uma das marcas mais antigas da história do Brasil devido aos seus 200 anos de atuação no mercado. 

O documento citado, por sua vez, descreve que Domitila recebeu de seu marido já falecido, o militar e líder político Rafael Tobias de Aguiar, uma pensão vitalícia de 700 mil réis anuais. Convertida para a moeda atual e também sua cotação, o valor equivale a aproximadamente 20 mil reais mensais. 

A marquesa tivera seis filhos com o cônjuge, e na época ainda sustentava dois deles, chamados Antônio de Aguiar e Castro, e Basílico de Aguiar, isso sem contar os filhos bastardos que tivera com Dom Pedro I.

Graças à sua situação financeira favorável, a amante do Imperador do Brasil foi capaz de dedicar-se à caridade mais para o fim de sua vida. 

FONTE: site AH – AVENTURAS NA HISTÓRIA

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.