Quanto tempo o coronavírus dura no ar? Posso pegar pela janela do carro ou de casa?
Compartilhe

Qual é o tempo de sobrevivência do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no ar? O VIX consultou especialistas da área da saúde para responderem esta questão e esclarecerem se é possível que a transmissão aconteça pela entrada do vírus pela janela do carro ou de casa.

Coronavírus no ar: quanto tempo dura?

De acordo com a infectologista Vera Rufeisen, coordenadora médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Vera Cruz Hospital, um exemplar do Sars-CoV-2 pode permanecer vivo no ar por duas horas.

Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM) revelou uma vida média do Sars-CoV-2 próxima: de acordo com a pesquisa, o coronavírus consegue viver até três horas no ar.

Coronavírus em superfícies: quanto tempo dura?

O que o estudo observou é que, em superfícies mais estáveis do que o ar, como o aço inoxidável ou plástico, a estabilidade do corpo do vírus permanece por mais tempo – assim como sua capacidade de transmissão.

O Sars-CoV-2 permanece vivo por 24 horas em papelão, 48 horas no aço inoxidável e 72 horas no plástico, de acordo com o estudo publicado no NEJM – daí a recomendação de descartar embalagens que vêm da rua, como pelo delivery de comida, e higienizar embalagens e sacolas plásticas do mercado.
coronavirus covid19 contagio virus 0320 1400x800
FRANK60/SHUTTERSTOCK

Compartilhe