Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?

Algumas pessoas estão mais acostumada com a companhia dos cachorros, enquanto outras preferem ter gatos como companheiros.

Podemos concordar em um ponto: esses dois animais são muito inteligentes. Mas será que um deles é mais inteligente que o outro?

Alguns especialistas se concentraram em estudos que têm como premissa justamente responder a essa questão.

Alexandra Horowitz, pesquisadora especializada em cognição canina no Barnard College, em Nova York, revela que os especialistas da cognição canina não estudam a inteligência em si, mas diferentes aspectos cognitivos.

Ela chega, inclusive, a questionar o hábito humano de comparar a inteligência entre as espécies. Seu argumento é que os animais são mais espertos naquilo que lhes é naturalmente necessário.

“Perguntar se um cachorro é mais esperto do que um gato é como perguntar se um martelo é uma ferramenta melhor do que uma chave de fenda. Depende para que foi projetada”, argumenta a pesquisadora.

Uma vez, a Universidade do Arizona recrutou mais de 50 pesquisadores ao redor do mundo para aplicar um teste em 550 espécies de animais, incluindo pássaros, macacos, cães, lêmures e elefantes, para entender se o tamanho do cérebro influenciava diretamente na inteligência desses bichos. O estudo cruzado de espécies mostrou que quanto maior o cérebro de um animal, mais autocontrole eles têm.

Em um dos raros estudos comparando diretamente cães e gatos, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença significativa entre a capacidade da espécie de encontrar comida escondida seguindo algumas dicas, como pessoas apontando, por exemplo. A conclusão que se tira é que cães e gatos são inteligentes no mesmo nível, mas de maneiras diferentes, dentro de suas habilidades inatas.

Fonte: Canaltech

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.