Rapidinhas do JC – 15/11

ATACADÃO DE CUMPRIMENTOS

O vereador André Eletricista, que tinha mais candidatos a deputado que eleitores, fez várias moções de cumprimentos e aplausos a seus deputados eleitos, indicando seu mérito nos resultados, mesmo que alguns tenham tido números reduzidos em Palmital. A vereadora Ana Elisa se concentrou no vice-governador Rodrigo Garcia, que também recebeu cumprimentos pela eleição. Faltam os cumprimentos dos demais.

CÂMARA EXECUTIVA

Boa parte dos requerimentos e indicações apresentadas pelos vereadores se referem a serviços e obras de responsabilidade do Executivo, pois além de fiscalizar, a principal finalidade da Câmara é legislar. Como sobram leis e emendas, os nobres edis se concentram nas demandas da população e, depois de protocolar os requerimentos, apresentam cópias aos munícipes que solicitaram. É a Câmara executiva.

NOVA COMUNICAÇÃO

As redes sociais estão substituindo os veículos de comunicação tradicionais, como mostraram as últimas eleições americanas e brasileiras. Entretanto, ainda são os jornais, rádios e TVs que pautam as informações que agora circulam com mais rapidez. Quem souber usar os novos recursos e trabalhar com a verdade dos fatos, sem meias palavras ou subterfúgios, certamente se dará muito bem na nova comunicação social.

MOVIMENTOS VIRTUAIS

Em vez dos movimentos sociais, muito usados pela militância da esquerda nos últimos anos, o que surge agora são os movimentos virtuais, internautas que se conectam em grupos para trocar ideias e montar estratégias para defesa de ideologias, candidatos ou bandeiras. As novas plataformas de comunicação, muito mais rápidas e abrangentes, estão superando as fórmulas antiquadas de ocupar ruas e fechar o trânsito, algo que ficou muito antipático para a população.

TRABALHADORES DE FATO

Outra característica dos movimentos virtuais é que estes, de fato, podem ser formados por trabalhadores, pois a militância pela internet não impede o exercício da profissão e não depende de cachê ou lanche. Muito diferente dos movimentos dos “trabalhadores” sem teto ou sem terra, que fazem manifestações em qualquer dia da semana, pois parece que não trabalham. A internet é inclusiva e desmistifica movimentos.

USO IMPRÓPRIO

Uma constatação grave é o uso impróprio da internet para manifestação política partidária, pois muitos utilizam computadores e redes de órgãos públicos para a pregação diária de seus ideais. Em vez de trabalhar, produzir ou preparar aulas, usam a infraestrutura disponível para difundir ideais e também bobagens. É o uso de recurso público para fins pessoais e partidários, que deveria ser coibido e punido.

SEM CASSAÇÃO

Os processos de cassação de vereadores em Palmital, Ibirarema e Assis começam a ter desfechos. O vereador Nilson Pavão, catador de recicláveis, foi acusado de uso de drogas, se confessou usuário e se envolveu em acidentes de trânsito. Julgado por quebra de decoro, teve a maioria dos votos pela cassação, mas permanece no cargo porque o número não atingiu a 10, que corresponde a dois terços dos vereadores.

DE CIMA ABAIXO

Os movimentos de moralização do setor público, que deveriam acontecer debaixo para cima, estão se invertendo com o posicionamento de novos eleitos em esferas estaduais e federal que pregam menos governo e mais mercado. Temos deputados contrários ao aumento de subsídios parlamentares e campanhas de redução de cargos e funcionários caros. As redes sociais são instrumentos dessa onda que pode chegar longe.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.