Rebelião na cadeia de Ibaiti termina após 12 horas
Compartilhe

Presos da 37ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ibaiti (Norte Pioneiro) fizeram uma rebelião que começou no fim da tarde de sábado (22/06) e encerrou somente na madrugada deste domingo (23/06).

 

Segundo a PM (Polícia Militar), por volta das 17h, os presos se rebelaram, estavam armados e com um agente penitenciário de refém solicitando melhorias nas condições da cadeia. No local, havia 83 detidos em um espaço com capacidade para 30.

 

Equipes do 2º BPM realizaram a contenção dentro do prédio e isolaram o local pra maior segurança e acionaram o Pelotão de Choque do 5º Batalhão de Londrina e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) de Curitiba.

Alguns presos tentaram fugir, mas foram contidos e abandonaram uma espingarda calibre .12, dois canos, modelo Bonanza. No entanto, permaneceram com outra espingarda também calibre .12 e posteriormente arrombaram um cofre na delegacia, onde conseguiram mais armas. Veículos que estavam em frente à delegacia foram incendiados.

 

Por volta das 1h30 deste domingo, os rebelados entregaram o armamento que portavam após tratativas pela equipe de negociação do BOPE e o recolhimento das armas por uma equipe do COE (Comando de Operações Especiais). Ainda conforme a PM, foram danificadas pelos presos uma submetralhadora, duas espingardas calibre .12, uma carabina e uma pistola 765.

As negociações tiveram sucesso por volta das 5h, quando o agente penitenciário foi libertado e as equipes do COE, Choque e SOE (Setor de Operações Especiais) do Departamento Penitenciário entraram no prédio para restabelecer a ordem. Foram averiguadas as celas na busca por armas, drogas, outros ilícitos e possíveis presos escondidos.

 

Como resultado preliminar, dez presos fugiram e dois foram recapturados. As equipes policiais permanecem no local para garantia da ordem.

Fonte: Bondenews

Compartilhe

Deixe uma resposta