Redação da Unesp 2024: veja dicas para arrasar e ter uma boa nota

Maratona de vestibular — Foto: Da redação

Texto, que deve ter boa argumentação e ser bem escrito, será aplicado aos candidatos na segunda (11), segundo dia da segunda fase. Relembre temas e veja o que pode ser abordado.


A redação é uma das maiores preocupações dos vestibulandos devido ao seu valor expressivo e peso na nota final. Mas engana-se quem pensa que redação de vestibular é tudo igual.

Muito se fala em como escrever uma redação nota 1000 do Enem, mas cada banca tem suas particularidades e o que vale para o texto de um vestibular, pode não ser tão útil em outro .

No caso da Vunesp, organizadora do vestibular da Unesp – que tem a redação na segunda (11), 2º dia da 2ª fase – repetir a fórmula do Enem não é boa ideia.

Para ajudar os vestibulandos que prestam a Unesp (veja aqui a lista de aprovados).

💡 DICA DE MILHÕESPara se dar bem na redação da Unesp tem que ser bom de argumentação, respeitar a modalidade formal da Língua Portguesa e ter coesão.

Diferenças do Enem

Alunos devem adequar a sua redação às características de cada vestibular.  — Foto: Divulgação

Alunos devem adequar a sua redação às características de cada vestibular. — Foto: Divulgação

O gênero dissertativo argumentativo é comum entre as provas do Enem, da Fuvest e da Vunesp, e também é uma das opções da Unicamp, mas a forma de fazer essa argumentação tem que se adaptar às características de cada vestibular.

“A maior problemática de notas muito baixas na Vunesp é que a turma vai com a mesma pegada do Enem e aí acaba com uma nota baixa”, alerta Samantha.

No Enem, por exemplo, a citação de repertório é essencial para validar a argumentação. Já na Unesp, o repertório é desejável mas não é obrigatório.

Outra diferença entre as duas redações está na conclusão. O Enem pede uma intervenção, uma proposta de solução para a problemática trabalhada. A conclusão é obrigatória e vale 200 pontos na correção.

Já a Unesp pede uma conclusão reflexiva, uma retomada do que foi argumentado anteriormente. Não é pertinente dar uma proposta de solução como é pedido no Enem.

Temas

Redação é requerida em vestibulares e em provas do ENEM e precisa ser pensada com cautela para uma boa pontuação — Foto: Divulgação

Redação é requerida em vestibulares e em provas do ENEM e precisa ser pensada com cautela para uma boa pontuação — Foto: Divulgação

Vá preparado para tratar de comportamento humano no texto e associá-lo aos problemas sociais.

“Os recortes temáticos da Vunesp são provocativos a uma reflexão social. A redação da Unesp traz reflexões, indagações para o aluno, tem uma relação comportamental, relação com o comportamento político. Ela instiga uma consciência de prática cidadã e traz uma reflexão social, independentemente se você concorda ou não, e te dá esse poder de argumentação para você provar o que pensa”, afirma Samantha.

Para ajudar no processo argumentativo, a Uneso oferece o apoio de uma boa coletânea de textos , que devem ser exploradas para na problemática e encontrar ferramentas de discussão do tema, mas devem servir apenas de embasamento e nunca copiados.

Veja os temas de redação da Unesp em 10 anos:

  • 2023 — A “lógica do condomínio”: o espaço público está em declínio?
  • 2022 — “Tudo bem não estar bem”?: a tristeza em tempos de felicidade compulsória
  • 2021 — Tempo é dinheiro?
  • 2020 — O carro será o novo cigarro?
  • 2019 — Compro, logo existo?
  • 2018 — O voto deveria ser facultativo no Brasil?
  • 2017 — A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
  • 2016 — Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
  • 2015 — O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil
  • 2014 — Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?

Apostas de temas para 2024

Nesta pegada de comportamento associado à sociedade, a professora Samantha arrisca alguns palpites para o tema da redação da Unesp 2024:

  • Arquitetura hostil associada à população de rua associada – baseado na polêmica entre a prefeitura de São Paulo e o Pe. Júlio Lancellotti;
  • Fake News associadas à manipulação de informações no cenário político;
  • A precarização do trabalho e o neoescravismo, exploração de refugiados
  • Desigualdade de gênero – no trabalho, no esporte
  • Filantropia exibicionista – o uso de ações de solidariedade pelos influenciadores para bombar nas redes

Como se dar bem com base na grade (critérios) de correção

Saber os critérios de correção ajuda a fazer uma boa redação no vestibular — Foto: Freepik

Saber os critérios de correção ajuda a fazer uma boa redação no vestibular — Foto: Freepik

A nota máxima para a redação Unesp é 28 pontos, divididos da seguinte forma:

  • Critério A – Tema (até 3 pontos) – As notas possíveis neste critério são: 0,1,2,3.
  • Critério B – Gênero/ Tipo de texto e coerência (até 4 pontos) – As notas possíveis neste critério são: 0,1,2,3,4.
  • Critério C – Elementos linguísticos (até 4 pontos) – As notas possíveis neste critério são 1,2,3,4.

O conhecimento desses critérios pode ajudar o aluno na elaboração do texto e evitar que ele perca notas preciosas.

“Conhecer a grade é conhecer um inimigo, é a suprema Arte da Guerra, é derrotar o inimigo sem lutar”, brinca Sabrina.

“Antes de escrever a redação, você tem que conhecer a grade. Tem muita gente que acha que é escrever por escrever. Cada faculdade vai avaliar coisas diferentes, então tem que conhecer para quem você está escrevendo, saber qual o objetivo daquela banca. Tem uma galera que pega as técnicas de redação, se empenha, mas não foca em qual é o objetivo daquela redação, como ela será avaliada. Precisa saber os critérios de correção e saber para que perfil está escrevendo”, orienta Samantha.

A professora reforça a necessidade do canditato se adaptar a cada estilo de prova. “Eu falo para os meus alunos que se não fizer isso é com você escrever uma carta para a sua namorada e chegar na sua mãe.”

Entenda os critérios de correção:

  • Critério A – Tem o menor peso entre os três critérios. O candidato precisa ter coesão com o tema proposto. É importante que as palavras temáticas estejam presentes no texto.

⚠️ ATENÇÃO: a fuga do tema ou do gênero de texto, zera a redação.

Saber os critérios de correção pode ajudar a fazer uma boa redação — Foto: Arquivo DFN

Saber os critérios de correção pode ajudar a fazer uma boa redação — Foto: Arquivo DFN

  • Critério B – é a nota mais difícil de gabaritar, na avaliação da professora. Engloba organização de texto e boa argumentação.

A professora de redação recomenda três pontos de atenção: texto estratégico, progressão argumentativa e lacuna.

O texto precisa apresentar uma estrura básica que tem como ponto de partida uma introdução bem apresentada na temática. De acordo com a professora, é opcional já apresentar as teses que vão ser desenvolvidas.

O desenvolvimeto deve ser sustentado por uma boa argumentação, com ferramentas que prove o ponto de vista apresentado.

O texto precisa ter uma progressão argumentativa, ou seja, ele tem que ter uma ascensão.

“Você tem que subir seu texto, tem que explodir, não pode estagnar na argumentação Ele tem que ser um empoderarmento que só o leitor, uma pessoa com senso crítico mais aguçado consegue”, afirma Samantha.

Na conclusão é possível fazer uma retomada ou uma reflexão da tese. “É o momento de retomar a importância a importância do tema, de responder a banca a partir do que ela te perguntou e esse ponto é importante porque se não responder, a estrutura do texto fica mediana”, orienta a professora.

Uma das piores coisas que pode acontecer com o texto é ter uma lacuna, que é nao ter o encadeamento da argumentação de forma que prejudique a coerência.

“Não pode deixa uma ideia em aberto e não trazer um exemplo para provar o seu argumento. Geralmente, a banca vai ver o texto e perguntar por que o candidato colocou aquela tese e buscar uma prova. Eu falo para meus alunos irem para Vunesp como se fossem advogados. Tem que defender o seu ponto de vista e defender seu cliente, que é a sua tese”, exempliflica.

A professora Samantha Vieira, especializada em redações para processos seletivos dá dicas para a Unesp — Foto: Arquivo pessoal

A professora Samantha Vieira, especializada em redações para processos seletivos dá dicas para a Unesp — Foto: Arquivo pessoal

  • Critério C – avalia os elementos linguísticos do texto, a questão mais gramatical. É preciso se atentar para os pormenores, como pontuação.

Um vocabulário diversificado e um bom conhecimento da realidade são ferramentas muito úteis na argumentação da redação da Unesp.

“Hoje todo mundo tem opinião para tudo, mas não sabe argumentar nada. Paulo Freire tem uma frase: ‘é preciso ler a realidade para escrever a própria história’ . O candidato que não lê a realidade na qual ele está, não tem senso crítico para avaliar isso e, logo, elenão consegue responder essas questões da Unesp que são críticas, que são de leitura desse cotidiano, logo ele não vai saber escrever sobre isso”, analisa Samantha.

Nesta parte do texto, a banca também avalia os elementos coesivos e, segundo a professora, não é interessante “ficar dando eco” no texto, ou seja, ter muitas retomadas, ficar repetindo informações e abusando do “queismo”, algo bastante utilizado no Enem.

“ É ficar em responder a pergunta temática, argumentar, provar o ponto de vista que você tem, ter progressão argumentativa. Se tiver repertório mencione, mas saiba que você não será penalizado se você não mencionar. E deixe bem claro o seu projeto de texto, seu texto estratégico”, resume Samantha.

Calendário da Unesp 📅

  • 10/12 – 1º dia da 2ª fase – Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática – abertura dos portões às 13h;
  • 11/12 – 2º dia da 2ª fase – Linguagens e Códigos e Redação – abertura dos portões às 13h;
  • 12 a 21/12 – provas de habilidades para todos os cursos da capital e para alguns cursos de Bauru;
  • 31/1/2024 – divulgação do resultado final.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 6 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.