Representantes do Poder Público e da comunidade discutem questão dos animais em Palmital
Compartilhe

Evento no auditório da Etec Mário Antônio Verza foi coordenado pela vereadora Christina Amaro; debate teve como foco o atendimento, proteção e prevenção aos maus-tratos

 

Representantes do Poder Público, de entidades e da comunidade se reuniram na noite de quarta-feira no auditório da escola técnica Mário Antônio Verza, do Centro Paula Souza, para o 1º Fórum de Debates contra Maus-Tratos de Animais Domésticos de Palmital. O evento, que contou com apoio de órgãos municipais e estaduais, teve como tema “Ações e políticas públicas em defesa e proteção dos animais domésticos”.

O evento foi coordenado pela vereadora Christina Amaro, com a presença do prefeito José Roberto Ronqui, do presidente da Câmara Francisco de Souza e do padre Luís Fernando Dias, da Paróquia de Santo Antônio. Também participaram representantes do Poder Legislativo, da Polícia Militar, da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Appasfa, de clínicas veterinárias, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Saúde.

Cristina conduziu o evento para todos apresentar suas preocupações e os trabalhos desenvolvidos no atendimento a cães e gatos em situação de abandono ou vulnerabilidade. Houve ênfase especial no trabalho desenvolvido pelos protetores e tutores que realizam trabalho voluntário para encaminhamento a atendimento veterinário, inclusive castração e tratamentos de saúde, e acolhimento dos animais vítimas de maus tratos.

Os representantes do município destacaram o empenho em trabalhar pela causa animal e o incentivo à posse responsável, além de ressaltar o trabalho na Sala de Castração que é administrada pela Secretaria de Saúde e oferece serviços gratuitos a tutores de baixa renda. O município também desenvolve ações de prevenção a doenças transmitidas por animais e realiza anualmente a vacinação contra a raiva.

Durante os debates, com o objetivo de fortalecer e ampliar o trabalho, foram apresentadas algumas propostas imediatas para aumentar a mobilização e incrementar o atendimento oferecido por órgãos municipais e entidades. Uma delas é a revitalização da Associação Palmitalense Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Appasfa), com a eleição de uma nova diretoria, e a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Palmital, além do incremento ao programa de castrações.

Compartilhe

Deixe uma resposta